Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

ALERTA CLIMÁTICO

Chuva de 100 mm em apenas 24h pode trazer caos a região com 20 milhões de pessoas

Rajadas de vento que devem superar os 80 km/h e chance de queda de granizo são esperadas entre esta quinta e sexta

chuva forte, tempestade, raios
Foto: Pixabay

Entre a tarde e a noite desta quinta-feira (24) e o decorrer da sexta (25), chuvas fortes com ventania devem atingir grandes áreas do estado de São Paulo, prevê o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).



Você quer entender como usar o clima a seu favor? Preparamos um e-book exclusivo para ajudar produtores rurais a se antecipar às mudanças do tempo e planejar melhor suas ações. Com base em previsões meteorológicas confiáveis, ele oferece orientações práticas para proteger sua lavoura e otimizar seus resultados.


A Região Metropolitana, incluindo a capital, prometem ser as áreas mais atingidas. Mais de 20 milhões de pessoas vivem nessas regiões, conforme o último Censo.

O órgão indica que as precipitações podem chegar a 100 mm em apenas 24 horas, acompanhadas de rajadas de vento que, pontualmente, podem superar os 80 km/h, além de uma pequena chance de queda de granizo. Tais condições são propícias para enchentes, deslizamentos, quedas de árvores e de energia elétrica.

Segundo o Instituto, a tempestade no território paulista é causada por um sistema de baixa pressão, calor e alto teor de umidade presentes sobre o continente.

Essa mesma condição de chuvas intensas abrange áreas do Paraná e de Mato Grosso do Sul, que já registraram temporais com volumes significativos desde quarta-feira (23).

A cidade sul-matogrossense de Coxim, por exemplo, registrou até as 8h desta quinta 46,8 mm de chuva, conforme medição da estação do Inmet no município.

Chuva pelo país

No decorrer de quinta e sexta, as chuvas podem atingir áreas do Triângulo e do centro-sul de Minas Gerais, além de regiões do Rio de Janeiro, avalia o Inmet.

No Paraná, as áreas mais afetadas poderão ser o norte, o noroeste e o sudoeste do estado, com destaque para os municípios de Londrina, Campo Mourão e Ponta Grossa.

As regiões Norte, Centro-Oeste e partes do Nordeste, Sudeste e Sul também têm previsão de chuva, mas com grau de severidade menor, com volumes que não devem ultrapassar 50 mm.

Sair da versão mobile