Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

VEM ÁGUA POR AÍ

Chuva forte deve atingir alguns estados nesta terça, veja a previsão do tempo

Deslocamento de frente fria deve causar pancadas de chuvas no Sudeste

Chuva forte tempestade
Foto: Wikimedia Commons

A presença de um cavado meteorológico em médios e altos níveis da atmosfera deve reforçar a atuação de instabilidades em Santa Catarina e no Paraná nesta terça-feira (26). Ainda durante a madrugada, os núcleos de chuva começam a se desenvolver e espalhar sobre ambos os estados, incidindo por meio de pancadas com moderada e eventual forte intensidade. As áreas de maior destaque ficam entre o centro-leste e sul paranaense, norte, vales e leste catarinense – incluindo a região metropolitana de Florianópolis –, onde há risco para temporais com raios e ventania no decorrer das horas. Em Curitiba, o tempo segue instável e com risco de intervalos com chuva forte ao longo do dia. Excepcionalmente as áreas do extremo norte paranaense e oeste catarinense não devem contar com chuva significativa durante o dia.





No Rio Grande do Sul, algumas cidades entre o extremo norte e a serra gaúcha podem contar com a ocorrência de pancadas de chuva com forte intensidade no período da tarde. Nas demais regiões do estado gaúcho, o tempo segue estável e as temperaturas mais baixas, justificado pela atuação da massa de ar polar. Ainda nas primeiras horas da manhã, áreas da campanha gaúcha, missões e região central, podem contar com a formação de geada. Porto Alegre com a terça-feira de tempo firme, sol entre algumas nuvens e temperaturas mais baixas.

No Sudeste, o deslocamento da frente fria sobre o oceano chega na altura do estado de São Paulo, e, juntamente com a atuação do cavado meteorológico em médios e altos níveis da atmosfera, deve promover a formação de instabilidades sobre todo o corredor leste paulista. Entre o Vale do Ribeira, região sul, Grande São Paulo, Vale do Paraíba e litoral, haverá condições para pancadas de chuva com moderada a pontual forte intensidade, acompanhada por raios e rajadas de vento, a partir do período da tarde.

Em algumas áreas do centro-oeste paulista, não estão descartadas eventuais pancadas isoladas. Por outro lado, a metade norte do estado segue com predomínio de ar seco, e o dia será marcado pela presença do sol, calor e baixa umidade do ar – com índices variando entre limiares de atenção (abaixo de 30%) e alerta (abaixo de 20%). No Rio de Janeiro, pode chover entre o fim da tarde e início da noite, entre o sul fluminense e a região da costa verde. Já na capital, há condições para pancadas apenas durante a madrugada. Entre Minas Gerais e o Espírito Santo, o tempo segue firme, com sol variando entre algumas nuvens durante o dia. Em boa parte do estado mineiro, o período da tarde deve seguir marcado pelo alerta de baixa umidade do ar – incluindo a região metropolitana de Belo Horizonte.

Enquanto no Centro-Oeste, ainda pode chover com fraca a moderada intensidade em algumas cidades do sul de Mato Grosso do Sul entre o período da madrugada e início da manhã. Ainda pela manhã, as temperaturas permanecem significativamente baixas em todo estado, com destaque para a metade sul, onde as mínimas devem permanecer abaixo dos 10ºC. No decorrer do dia, o tempo já deve seguir estável e os termômetros voltam a disparar na porção leste e norte. Entre Mato Grosso, Goiás e Tocantins, o padrão de tempo segue sendo mais seco, com sol entre apenas algumas nuvens, calor e alerta para baixa umidade do ar – com índices variando entre 12% e 20% durante as horas mais quentes.

Já no Nordeste, a circulação de ventos marítimos deve continuar reforçando a formação de instabilidades sobre parte da costa leste. Entre Aracaju e Maceió, há risco de chuva forte ao longo do dia. Entre Recife/PE e Natal/RN, pancadas de chuva com fraca a moderada intensidade que ocorrem entre o período da madrugada e manhã. Pode chover com moderada intensidade também em áreas mais ao leste do sertão da Bahia.

Veja em primeira mão tudo sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo: siga o Canal Rural no Google News!

Substancialmente, o interior nordestino segue com predomínio de tempo estável, apenas poucas variações de nebulosidade e bastante sol no decorrer do dia. Entre o sertão de Pernambuco, da Paraíba e o oeste da Bahia, os índices de umidade relativa do ar seguem em níveis críticos, abaixo de 30%. Na região do Meio-Norte, entre o interior do Piauí e do Maranhão, os índices seguem mais alarmantes, com valores abaixo de 20% à tarde. Além da chuva e do ar seco, os ventos seguem sendo destaque ao longo do dia. Em algumas áreas do litoral do Maranhão e do Ceará, além de boa parte do Piauí, as rajadas podem ultrapassar os 50 km/h.

E no Norte, as instabilidades seguem confinadas entre a metade norte do Amazonas e Roraima, com risco de pancadas fortes de chuva com raios e até mesmo temporais isolados ao longo do dia. Pode chover forte também entre o sul do Amapá e o litoral do Pará, ocasionado pela circulação de umidade sobre a região. Nas demais regiões, o padrão de tempo segue estável, sem risco de chuva significativa. Dentre as áreas mais secas, Acre, Tocantins e Rondônia seguem com destaque, com alerta de baixa umidade no período da tarde e máximas que devem seguir na ordem – ou até mesmo ultrapassando – os 35ºC.



Você quer entender como usar o clima a seu favor? Preparamos um e-book exclusivo para ajudar produtores rurais a se antecipar às mudanças do tempo e planejar melhor suas ações. Com base em previsões meteorológicas confiáveis, ele oferece orientações práticas para proteger sua lavoura e otimizar seus resultados.


Sair da versão mobile