PREPARE-SE

Chuva volumosa e calor acima da média vão marcar inverno no Nordeste; confira a previsão

Estação na região tem predomínio de tempo seco e quente, e neste ano não será diferente

previsão do tempo - tempo firme x chuva - calorão - previsão do tempo para hoje - tempestades - sol - 40ºC
Foto: Pixabay

O inverno é uma estação em que predomina o tempo seco e quente no Nordeste. A chuva se concentra na costa leste da região e a temperatura do oceano tem grande influência nas precipitações nessa área.

Para o inverno deste ano, a meteorologia indica que as chuvas serão mais volumosas na faixa leste do Nordeste, entre a Bahia e o Rio Grande do Norte. Nos três meses da estação, a quantidade de chuva deve ficar entre a média registrada em outros anos e um pouco abaixo disso, com gradual redução do volume até setembro.

Segundo a Climatempo, as águas do oceano Atlântico, que estarão mais quentes do que o normal, ainda podem produzir chuvas volumosas.

No Agreste, deve haver muita nebulosidade e chuviscos ou chuva fraca em julho e em agosto, mas abaixo da média para o período. O interior nordestino fica muito seco, quase sem chuva, assim como a costa norte.

Temperaturas

A temperatura fica acima da média no Maranhão, Piauí, Ceará e Rio Grande do Norte nos três meses da estação. No oeste da Bahia, isso ocorre apenas em setembro.

No interior da região, especialmente na Bahia e Pernambuco, o ar seco e a atuação de ventos alísios mais persistentes vão favorecer ar mais fresco e noites mais frias.