Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

PERIGO

Exagero de chuva pode somar até 300 mm nos próximos dias no Sul; veja áreas

Combinação de alto volume de água e solo já encharcado aumenta o risco de alagamentos, enxurradas e deslizamentos de terra

previsão do tempo, chuvas, temporal, chuva, inmet, clima
Foto: Freepik

A chuva deve seguir frequente e volumosa no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina até a próxima quinta-feira (10). Algumas áreas, como a faixa litorânea dos dois estados, podem ter acumulados de até 300 mm no período, de acordo com a Climatempo.



Você quer entender como usar o clima a seu favor? Preparamos um e-book exclusivo para ajudar produtores rurais a se antecipar às mudanças do tempo e planejar melhor suas ações. Com base em previsões meteorológicas confiáveis, ele oferece orientações práticas para proteger sua lavoura e otimizar seus resultados.


Segundo a previsão dos meteorologistas, além do litoral, o volume de chuva devem ser mais empressivo no extremo sul e parte da Costa Doce no Rio Grande do Sul. Já em Santa Catarina, o destaque fica para o sul do estado e para a faixa sul da Grande Florianópolis.

No mapa acima, as áreas em amarelo indicam volumes de chuva entre 50 mm e 100 mm, enquanto as áreas em roxo sinalizam acumulados que podem variar de 150 mm a 300 mm.

A combinação de chuva intensa e solo já encharcado aumenta o risco de alagamentos, enxurradas e deslizamentos de terra, especialmente nas áreas costeiras.

Além disso, a Climatempo chama atenção para as rajadas de vento, que podem agravar a situação em alguns pontos, trazendo risco para queda de árvores e postes.

A população deve ficar atenta às atualizações meteorológicas e aos alertas emitidos pelas autoridades locais.

É importante evitar áreas de risco, manter-se em locais seguros e seguir as orientações da Defesa Civil. O cenário climático exige atenção especial para quem vive nas regiões destacadas no mapa, especialmente no litoral da região.

Sair da versão mobile