PREVISÃO DE HOJE

Fenômeno climático deve levar temporais para áreas de 9 estados

Zona de Convergência do Atlântico Sul traz instabilidades para partes do Sudeste, Centro-Oeste e Norte do país

chuvas - temporal , temporais
Foto: Unsplash

A Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) traz risco de temporais para áreas de Minas Gerais e Espírito Santo, no Sudeste; Mato Grosso e Goiás, no Centro-Oeste; e Amazonas, Acre, Rondônia, Pará e Tocantins, na Região Norte. Veja a previsão da Climatempo para todo o país:



Você quer entender como usar o clima a seu favor? Preparamos um e-book exclusivo para ajudar produtores rurais a se antecipar às mudanças do tempo e planejar melhor suas ações. Com base em previsões meteorológicas confiáveis, ele oferece orientações práticas para proteger sua lavoura e otimizar seus resultados.


Sul

O tempo segue firme na maior parte da região ao longo do dia, com chance de chuva apenas entre a Serra Gaúcha e a Serra Catarinense, de maneira mais fraca. O sol predomina pela região, enquanto no leste paranaense e catarinense a nebulosidade é maior. As temperaturas permanecem elevadas e o calor predomina.

Sudeste

Na metade norte de Minas Gerais e no Espírito Santo, as instabilidades continuam atuando, com chuva de moderada a forte intensidade e risco de temporais devido ao estabelecimento da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS). Em áreas do Triângulo Mineiro e centro-sul de Minas, além do norte e leste paulista e no Rio de Janeiro, há chance de chuvas mais fracas. Já nas demais regiões, o tempo segue mais firme, e as temperaturas continuam elevadas em grande parte do território paulista e no Triângulo Mineiro.

Centro-Oeste

O tempo continua instável em Mato Grosso e Goiás, com chuva de moderada a forte intensidade e risco de temporais devido à atuação da ZCAS. Já em Mato Grosso do Sul, o tempo segue mais firme pela manhã e, a partir do fim do período, a presença de uma área de baixa pressão sobre o Paraguai deve favorecer pancadas de chuva em áreas do norte, noroeste, oeste e interior do estado.

Nordeste

As instabilidades seguem ocorrendo pelo estado da Bahia, além da metade sul do Maranhão e do Piauí, com chuva de moderada a forte intensidade. Na faixa litorânea norte da região, há chance de chuvas mais fracas. As temperaturas seguem elevadas em grande parte da região, e a umidade relativa do ar segue mais baixa no norte do Piauí, Ceará, oeste do Rio Grande do Norte, Pernambuco, Paraíba e norte da Bahia.

Norte

As pancadas de chuva ganham força em boa parte do Amazonas, Acre e Rondônia, além da metade sul do Pará e no Tocantins, e devem ocorrer de maneira moderada a forte, com chance de temporais em alguns pontos. Em Roraima, as pancadas seguem ocorrendo, enquanto no Amapá a chuva ocorre de forma mais fraca.