Frente fria avança e provoca chuvas de 120 mm no país; veja onde e quando Paste this at the end of the tag in your AMP page, but only if missing and only once.

PREPARE-SE

Frente fria avança e provoca chuvas de 120 mm no país; veja onde e quando

O Inmet emitiu alertas de "Perigo Potencial" para chuvas fortes e tempestades em Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul

alerta de chuva forte, chuvas, tempo, previsão
Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil

Uma nova frente fria avança pelo Sul do Brasil, provocando chuvas intensas, temporais e ressaca do mar.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alertas de “Perigo Potencial” para tempestades em Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul, com risco de chuvas de até 50mm/dia, ventos intensos e queda de granizo.

Em Santa Catarina, a Defesa Civil alerta para riscos altíssimos de alagamentos, enxurradas e deslizamentos, com acumulados de chuva entre 80 mm e 120 mm, podendo ultrapassar esses valores em algumas áreas.

Cada milímetro de chuva equivale a 1 litro de água por metro quadrado de área.

A Marinha do Brasil emitiu alerta de ressaca, com ondas de até 3 metros na faixa litorânea entre Mostarda (RS) e Florianópolis (SC). O aviso é válido até sexta-feira (17).

No sábado (18), temporais, queda brusca de temperatura e ventos que podem ultrapassar 90km/h marcarão o Paraná.

As chuvas devem ser expressivas em todo o estado, com acumulados acima de 50 mm no litoral, Região Metropolitana de Curitiba e Foz do Iguaçu.

No domingo (19), a chuva deve diminuir no Paraná, mas o frio se intensificará. O tempo voltará a ficar firme em Foz do Iguaçu e no sudoeste do estado, com variação de nuvens e baixas temperaturas. O litoral e a capital paranaense ainda terão tempo fechado e chuvoso, com previsão de chuva fraca a moderada.

Chuvas em outras regiões

Enquanto o Sul enfrenta o avanço da frente fria, a região Sudeste se recupera da onda de calor que a atingiu nas últimas semanas. No Rio de Janeiro, a previsão indica céu parcialmente nublado a claro, sem chuva, e uma máxima de 35ºC. Em São Paulo, também não há previsão, com máxima de 31ºC.

O Inmet também emitiu alerta de “Perigo” para chuvas em estados do Norte e alerta de “Perigo Potencial” para regiões do Nordeste.

A população deve ficar atenta às orientações da Defesa Civil e evitar áreas de risco durante o período de chuvas intensas.

Sair da versão mobile