Neste início de sexta-feira, 3, aa imagens de satélite mostram áreas de instabilidade de forte intensidade em boa parte da região Norte, especialmente no Amazonas, Pará e norte do Mato Grosso. Essas instabilidades são oriundas do calor e da umidade do ar.
A Somar Meteorologia também afirma que a circulação dos ventos nos altos níveis da atmosfera favorece a formação de instabilidade no Nordeste, principalmente no leste da região, especialmente no norte da Bahia, Sergipe, Alagoas e Pernambuco.
No centro sul da Bahia e parte da região Centro-Oeste, o céu apresenta poucas nuvens devido a uma massa de ar seco. Vale ressaltar, que essa condição de tempo seco nessas regiões está com os dias contados devido a passagem de uma frente fria pela região.
É possível observar também a passagem da frente fria no norte de Santa Catarina e no Paraná, em direção ao Centro-Oeste e o Sudeste do país. Devido ao rápido avanço deste sistema, uma massa de ar seco e fria já avança sobre a metade sul da região Sul do Brasil, derrubando as temperaturas e inibindo a formação de instabilidades.