Frente fria traz temporal severo, com ventania e raios; veja onde e quando Paste this at the end of the tag in your AMP page, but only if missing and only once.

ATENÇÃO!

Frente fria traz temporal severo, com ventania e raios; veja onde e quando

Sistema traz riscos de enchentes e alagamentos

A aproximação de uma frente fria vai favorecer a formação de nuvens carregadas sobre Santa Catarina, nesta quinta-feira (23). Os volumes de chuva podem ser bastante elevados em um curto período de tempo. A Climatempo alerta para risco de alagamentos e enchentes. 

A quinta começa com predomínio de sol e tempo firme em todas as regiões. Mas, a partir da tarde, os temporais podem ser esperados no oeste, planalto sul e litoral sul do estado.

Essa chuva deve ocorrer acompanhada de raios e rajadas de vento de mais de 70 km/h. Há ainda possibilidade de queda de granizo.

Nesta quinta, ainda deve haver temporais no Rio Grande do Sul, onde a ventania pode atingir até 85 km/h (veja mapa).

mapa de risco de temporais nesta quinta-feira
Risco de temporias nesta quinta-feira. Fonte: Climatempo

Entre a madrugada e a manhã da sexta-feira (24), a frente fria se desloca em direção ao Sudeste, mas mantém as instabilidades sobre o território catarinense – o sistema deve atingir todo o estado.

Na retaguarda da frente fria, deve haver a entrada de uma massa de ar polar que derruba as temperaturas e intensifica o resfriamento ao longo do dia, com as mínimas ocorrendo no período da noite.

Indicações da Defesa Civil para a população

  • Evite áreas sujeitas a alagamentos e evite atravessar ruas alagadas e pontilhões submersos.
  • Em caso de temporais, evite atividades ao ar livre, buscando abrigo em locais seguros.
  • Havendo agitação marítima, evite atividades de navegação, pesca, esportes marítimos e banho de mar. 
  • Em caso de frio intenso, redobre a atenção com a população vulnerável e animais. Procure se agasalhar e beber bastante água.

A chuva deve parar no sábado (25). O frio se intensifica ainda mais no estado, favorecendo a ocorrência de geada na serra e no norte catarinense, onde as temperaturas podem ficar próximas ou abaixo de 0 °C. 

A capital Florianópolis deve ter uma manhã com variação de nuvens, que se dispersam no período da tarde. 

Sair da versão mobile