Uma nova frente fria se aproxima do Sul do Brasil, trazendo consigo a perspectiva de chuvas fortes e persistentes a partir da tarde desta quarta-feira (3).
Entre hoje e domingo (7), o acumulado total de precipitação pode chegar a entre 100 e 150 milímetros em grande parte da região, com valores pontuais podendo ultrapassar 200 milímetros.
- Confira na palma da mão informações quentes sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo: siga o Canal Rural no WhatsApp!
Temporais com granizo e rajadas de vento fortes também estão previstos, especialmente no Rio Grande do Sul a partir de domingo. As informações são da Climatempo.
A combinação de uma área de baixa pressão e um cavado meteorológico deve gerar condições climáticas severas, com chuvas fortes, raios, rajadas de vento e potencial para queda de granizo.
Previsão do tempo
Entre a tarde e a noite desta quarta-feira (03), já há risco de temporais na fronteira (e proximidades) com o Uruguai.
O risco se deve à aproximação de uma nova frente fria.
Nesta quinta-feira (04), o tempo fica instável no Rio Grande do Sul, com condições para pancadas de chuva ao longo do dia.
Na sexta-feira (05), as pancadas de chuva mais fortes se concentram nas localidades mais próximas de Santa Catarina.
O grande perigo, no entanto, está previsto para o domingo (07). A combinação de fatores meteorológicos deve gerar áreas extensas de instabilidade, com alto potencial para temporais severos.
Uma sequência de frentes frias, acompanhada pela atuação de outros sistemas meteorológicos, mantém os estados do sul do Brasil em estado de alerta até segunda-feira.
As autoridades pedem atenção da população e recomendam que se mantenham informadas sobre as atualizações meteorológicas.
Fique atento aos avisos da Defesa Civil e evite áreas de risco durante as fortes chuvas.