Frente fria vai provocar muita chuva no fim de semana; veja onde Paste this at the end of the tag in your AMP page, but only if missing and only once.

ATENÇÃO

Frente fria vai provocar muita chuva no fim de semana; veja onde

Há risco de temporais com mais de 100 mm de chuvas, com intensa atividade elétrica, rajadas de vento e granizo

alerta de chuva forte, chuvas, tempo, previsão
Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil

Uma nova frente fria combinada com áreas de instabilidade está gerando um alerta para temporais em Santa Catarina no fim de semana.

A Defesa Civil de Santa Catarina emitiu alerta para chuvas intensas e volumosas no estado a partir desta sexta-feira (17).

O risco é moderado para alagamentos no Extremo Oeste e Litoral Sul, com volumes de chuva entre 30 e 60 mm. Temporais isolados com granizo também são possíveis.

De acordo com o Climatempo, entre a noite de sexta e a madrugada de domingo (19), a passagem de uma frente fria intensificará as chuvas em todo o estado.

O risco de destelhamentos, danos na rede elétrica, queda de árvores e alagamentos é alto nas áreas em laranja do mapa, moderado nas áreas em amarelo e baixo nas áreas em verde. Os acumulados de chuva podem chegar a 100mm nas áreas de maior risco.

A Defesa Civil recomenda evitar áreas sujeitas a alagamentos e atividades ao ar livre durante os temporais.

Chuvas no Nordeste

Além de Santa Catarina, o litoral da costa norte do Nordeste também enfrenta condições climáticas adversas devido à atuação da Zona de Convergência Intertropical. Este sistema favorece a entrada de umidade e a formação de nuvens carregadas na região.

  • Sexta-feira, 17 de maio: O céu ficará encoberto, com pancadas de chuva fortes e rajadas de vento acima de 70 km/h entre o litoral de Pernambuco e o Rio Grande do Norte. Em Salvador, Ceará, Piauí e Maranhão, as chuvas moderadas a fortes serão frequentes, intercaladas com períodos de melhoria.
  • Sábado, 18 de maio: Muita nebulosidade e chuva ao longo do dia, com maiores volumes esperados em Recife, Maceió e Aracaju. Na Paraíba, Rio Grande do Norte e costa norte, as pancadas ocorrerão no fim do dia, enquanto em São Luís, as chuvas rápidas ocorrerão pela manhã, seguidas de períodos de sol.
  • Domingo, 19 de maio: A intensidade da chuva diminui no litoral da Bahia, Sergipe, Paraíba, Rio Grande do Norte e Ceará. As temperaturas permanecerão altas, especialmente até o meio da tarde.
Sair da versão mobile