Tempo

Granizo pode atingir região produtora de café no Sudeste

Uma frente fria avança pela região e queda de gelo é esperada no Triângulo Mineiro

granizo
Na região do Triângulo Mineiro há expectativa para queda de granizo, o que pode prejudicar algumas lavouras de forma pontual. Foto: Pixabay

O avanço de uma frente fria em áreas do Sudeste mantém a condição para chuva volumosa e temporais com raios e ventos intensos entre o leste de São Paulo, Rio de Janeiro e sul de Minas Gerais, favorecendo mais uma vez os cafezais. Já na região do Triângulo Mineiro há expectativa para queda de granizo, o que pode prejudicar algumas lavouras de forma pontual. Neste ano, a umidade na safra de café está bem mais elevada por conta da atuação das frentes frias no cinturão cafeeiro.



Você quer entender como usar o clima a seu favor? Preparamos um e-book exclusivo para ajudar produtores rurais a se antecipar às mudanças do tempo e planejar melhor suas ações. Com base em previsões meteorológicas confiáveis, ele oferece orientações práticas para proteger sua lavoura e otimizar seus resultados.


Para janeiro, os meteorologistas não enxergam nenhuma anomalia que venha prejudicar as lavouras e há expectativa de até 300 milímetros em áreas do sul de Minas Gerais. Será uma umidade muito bem-vinda para a fase de enchimento dos chumbinhos.  A condição para o início de 2020 é bem diferente da observada no início de 2019, quando os grãos de café sofreram estresse hídrico por conta do calor e da falta de chuva. 

O sábado, 14, será de tempo fechado e chuva a qualquer hora do dia na região do Vale do Paraíba, sul de Minas e em todo Rio de Janeiro, o que faz com que as temperaturas tenham uma leve queda. Os volumes mais elevados se mantém na faixa sul de Minas Gerais incluindo a região do triângulo.

Nas demais áreas a chuva é isolada e passageira intercaladas com períodos de melhoria onde o sol aparece e as temperaturas sobem. No norte de Minas o tempo se mantém firme por conta da massa de ar seco que atua sobre a região. 

No domingo, 15, chuva perde força no Sudeste. Mas mesmo sendo menos volumosa a condição de pancadas de chuva se mantém em toda a região com exceção do noroeste de Minas onde o tempo segue firme. 

Ao longo do dia instabilidades em níveis mais altos da atmosfera favorecem a formação de nuvens mais carregadas e com isso aumenta a condição de pancadas de chuva. Para a próxima semana os modelos ainda indicam esse padrão de temperaturas mais elevadas e pancadas de chuva passageiras na região.