O outono começou em (pequena) parte do Brasil na noite de quinta-feira (22). Sim, o outono. Enquanto 93% do território nacional deu boas vindas à primavera, os outros 7% — aqueles acima da linha do Equador — passaram a estar sob influência da “estação das frutas”.
+ Frente fria, corredor de umidade e ciclone; confira a previsão
A porção brasileira acima da linha do Equador — ou seja, no hemisfério norte, onde mais um outono teve início — conta com uma capital estadual: Boa Vista (Roraima). Capital do Amapá, Macapá possuiu uma peculiaridade geográfica: afinal, parte de seu território está no hemisfério norte, enquanto a outra encontra-se no hemisfério sul.
O fato de ser “cortada” pela linha do Equador é ativo turístico para a cidade amapaense. Um dos cartões postais de Macapá é, por exemplo, o Complexo do Marco Zero. O espaço conta com obelisco de 30 metros e uma marcação no chão, que permite ao visitante colocar cada pé em um hemisfério diferente. Por lá há, ainda, o Estádio Milton de Souza Corrêa, o “Zerão”, onde o meio de campo segue a linha imaginária do Equador.
Calor no início do outono
Na parte norte do Zerão, assim como todos os 7% do território mais setentrional do país, o outono teve início às 22h04 de quinta. Primeiro dia completo sob influência da nova estação, a sexta-feira (23) foi marcada pelas poucas chuvas e pelas altas temperaturas.
Em Macapá, por exemplo, não houve registro de chuva. O calor predominou ao longo do dia, com mínima de 25º C e máxima chegando a 31º C. Aliás, essas mesmas condições climáticas devem se repetir no sábado (24), conforme indica a previsão disponível na página especial de Tempo do Canal Rural.
Na capital de Roraima, o calor também deu o tom ao longo deste primeiro dia completo de outono. Em Boa Vista, os termômetros chegaram a marcar 34º C (mesma máxima prevista para este sábado). Com cinco milímetros acumulados de chuva, a temperatura mínima desta sexta-feira foi de 24 graus Celsius.
Ou seja: ao menos nas duas maiores cidades do país que estão (ao menos em parte) no hemisfério norte, o outono deste ano começou com pouca chuva e muito calor. Segundo dados do IBGE, Macapá tem cerca de 522 mil habitantes. Boa Vista, por sua vez, tem população estimada em 436 mil.
O Brasil do hemisfério norte
Além de Roraima e Amapá, outros dois estados brasileiros são “cortados” pela linha imaginária do Equador e, assim, também têm trechos de seus territórios no hemisfério norte: Amazonas (região da Cabeça do Cachorro) e Pará (ilhas acima do Marajó). Dessa forma, é possível afirmar que partes de quatro unidades federativas do Brasil celebram o início do outono.