Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

ALERTA CLIMÁTICO

Nova massa de ar polar deve provocar geada em estados onde o fenômeno é raro

Condição também deve afetar os três estados do Sul do país; temperaturas estarão baixas até sexta-feira

geada - fim de semana
Imagem: Inmet

Uma forte massa de ar polar ingressa sobre o Centro-Sul do Brasil a partir desta terça-feira (24), prevê a Climatempo.



Você quer entender como usar o clima a seu favor? Preparamos um e-book exclusivo para ajudar produtores rurais a se antecipar às mudanças do tempo e planejar melhor suas ações. Com base em previsões meteorológicas confiáveis, ele oferece orientações práticas para proteger sua lavoura e otimizar seus resultados.


Assim, o frio ganhará força em áreas que, mesmo no inverno, não costumam ter geada, como São Paulo e Mato Grosso do Sul (veja nos mapas abaixo).

Conforme a empresa de climatologia, o avanço desse sistema está associado a um centro de alta pressão sobre o Atlântico Sul e à atuação de uma frente fria que se move lentamente pela faixa central do país.

Muito frio até sexta

Foto: Climatempo

Ao longo desta semana, a massa de ar polar seguirá presente no Centro-Sul do Brasil, deixando as temperaturas reduzidas e abaixo da média. Como mostra o mapa acima, a “onda de frio” se estenderá de segunda (23) até sexta-feira (27), com destaque para as áreas em azul escuro, onde a queda das temperaturas será mais significativa.

“Com o reforço da massa polar, o risco de geada aumenta de forma generalizada nos três estados do Sul do Brasil. Além disso, o sul de São Paulo e de Mato Grosso do Sul também podem registrar finas camadas de gelo ao amanhecer devido as baixas temperaturas que serão registradas pela manhã”, diz a nota da Climatempo.

Por que essa geada é incomum?

Risco de geada para esta terça-feira (24)

A geada exige temperaturas abaixo de 4°C para que o orvalho congele — condição rara em grandes áreas de São Paulo e Mato Grosso do Sul, especialmente em altitudes mais baixas.

De acordo com a Climatempo, mesmo sem atingir esse limiar em toda a extensão desses estados, a massa polar, a primeira do inverno, demonstra sua força ao derrubar termômetros e criar condições favoráveis à formação de geada.

Sair da versão mobile