Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

TEMPO CHUVOSO

Primeiro fim de semana de novembro será de chuva forte; confira a previsão do tempo

Instabilidades ganham força em boa parte do país; há alerta para temporais em Minas Gerais, São Paulo, Paraná e Mato Grosso do Sul

Chuva
Foto: Paulo Pinto/Agência Brasil

O primeiro fim de semana de novembro será marcado por instabilidades e temporais no Centro-Sul do Brasil, enquanto o Nordeste permanece sob sol forte e ar seco. De acordo com a Climatempo, o calor e a alta umidade, combinados com a passagem de sistemas de baixa pressão, devem provocar pancadas de chuva intensas entre sexta (31), sábado (1º) e domingo (2).



Você quer entender como usar o clima a seu favor? Preparamos um e-book exclusivo para ajudar produtores rurais a se antecipar às mudanças do tempo e planejar melhor suas ações. Com base em previsões meteorológicas confiáveis, ele oferece orientações práticas para proteger sua lavoura e otimizar seus resultados.


Sul

Sexta-feira (31/10):
A circulação de umidade mantém o tempo instável. O céu fica encoberto entre Santa Catarina e Paraná, com pancadas de chuva de intensidade moderada a forte e risco de rajadas de vento. No Rio Grande do Sul, a chuva será mais isolada, concentrada no norte e no litoral, enquanto o oeste catarinense terá tempo mais firme.

Sábado (1º/11):
As instabilidades ganham força, principalmente no interior do Paraná, com risco de temporais e ventos fortes. Em Santa Catarina, chove entre os vales e o litoral. O Rio Grande do Sul terá tempo firme no interior, mas com sensação de abafamento.

Domingo (2/11):
O avanço de um cavado meteorológico reforça as pancadas de chuva em toda a região. O alerta é maior para o Paraná, onde podem ocorrer temporais e volumes expressivos. Santa Catarina e Rio Grande do Sul também terão chuva moderada a forte à tarde.

Sudeste

Sexta-feira (31/10):
A presença de uma frente fria próxima à costa mantém o tempo instável. Chove desde a manhã no interior de São Paulo, com pancadas se espalhando para Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo. Em Minas, há risco de temporais com volumes elevados, especialmente na Zona da Mata. Na capital paulista, a mínima será de 14 °C e a máxima de 22 °C, com céu encoberto e chuva ao longo do dia.

Sábado (1º/11):
O tempo segue instável em todos os estados. As pancadas se intensificam entre o interior de São Paulo e o sul de Minas, avançando para o Rio de Janeiro e o Espírito Santo. Risco de raios e rajadas de vento. O calor e a sensação de abafamento permanecem.

Domingo (2/11):
As chuvas persistem em São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro, com possibilidade de temporais localizados. No Espírito Santo, a chuva será mais isolada, mas o tempo segue abafado. O norte mineiro deve ter sol e calor intenso.

Centro-Oeste

Sexta-feira (31/10):
A umidade ainda favorece pancadas de chuva em Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás e no Distrito Federal. Em algumas áreas, as precipitações podem ser moderadas e acompanhadas por ventos.

Sábado (1º/11):
Uma área de baixa pressão mantém o tempo bastante instável. Há risco de chuva forte e temporais no Mato Grosso do Sul, centro-sul de Goiás e no Distrito Federal.

Domingo (2/11):
A chuva persiste com intensidade variável, especialmente no sul de Goiás e oeste de Mato Grosso do Sul. Apesar da nebulosidade, a sensação será de abafamento durante o dia.

Nordeste

Sexta-feira (31/10):
Predomínio de tempo firme e sol forte em grande parte do interior. Chove apenas de forma isolada na faixa leste, sob influência dos ventos oceânicos. O alerta é para baixa umidade do ar nas horas mais quentes.

Sábado (1º/11):
Instabilidades no Tocantins avançam para o sul do Maranhão e do Piauí, com possibilidade de pancadas de chuva fortes e ventos. No restante da região, o sol predomina.

Domingo (2/11):
O padrão se mantém: sol e calor intenso no interior, com chance de chuva no sul do Piauí, Maranhão e oeste da Bahia. O litoral terá pancadas passageiras, mas o calor predomina.

Norte

Sexta-feira (31/10):
O fluxo de umidade mantém as chuvas irregulares, principalmente em Amazonas, Pará, Rondônia e Tocantins. Pode chover forte, com raios e ventos.

Sábado (1º/11):
As instabilidades continuam ativas entre Pará, Tocantins e Roraima, com risco de temporais. No Acre e em Rondônia, chove de forma isolada. O Amapá segue com sol e calor.

Domingo (2/11):
O cenário é semelhante: pancadas fortes e irregulares em Amazonas, Pará e Tocantins, enquanto Acre e Rondônia têm chuva ocasional. No Amapá, o sol predomina.

Sair da versão mobile