Vem aí fim de semana de frio intenso, com chuva congelada e friagem; saiba onde Paste this at the end of the tag in your AMP page, but only if missing and only once.

PEGUE O CASACO

Vem aí fim de semana de frio intenso, com chuva congelada e friagem; saiba onde

Massa de ar polar vai baixar temperatura de forma acentuada em diversas áreas do país

frio
Foto: Pixabay

A passagem de uma nova frente fria neste fim de semana provoca a queda acentuada de temperatura no Centro-Sul do Brasil. Vai ser um período bem gelado até mesmo em áreas da região Norte.

Toda a região Sul terá temperaturas abaixo da média, em período marcado por geada no centro-sul gaúcho e nas serras do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina.

De acordo com a Climatempo, essa massa de ar frio de origem polar é a mais intensa no Brasil até agora neste ano.

O frio também será intenso em São Paulo, Rio de Janeiro, sul de Minas Gerais, Mato Grosso do Sul e até oeste e sul de Mato Grosso. E também vai haver friagem no Acre e em Rondônia.

Onda de frio no Brasil , de 25 a 27 de maio. Fonte: Climatempo

Confira os destaque do frio do fim de semana

Chuva congelada nas serras

Atenção para a possibilidade de chuva congelada entre a noite de sexta (24) e a madrugada de sábado (25) nas áreas mais elevadas (acima de 1.000 m de altitude) da Serra Gaúcha e Catarinense.

As regiões mais prováveis de registrarem o fenômeno são São José dos Ausentes (RS), São Joaquim (SC), Urupema (SC), Urubici (SC) e Bom Jardim da Serra (SC).

A chuva congelada é um fenômeno que pode ocorrer quando há precipitação em um local com temperatura abaixo de 0 °C.

A Climatempo explica que isso acontece quando um floco de neve que sai da nuvem passa por uma camada de ar com temperatura positiva, mas depois congela novamente ao encontrar o ar gelado abaixo da base da nuvem.

Forte friagem no Acre e em Rondônia

A friagem é um fenômeno caraterizado por acentuada queda da temperatura em áreas da região Norte, causada pela passagem de ar frio de origem polar, e não por conta de tempo chuvoso.

Em friagens muito fortes, a temperatura pode ficar em torno de 10 °C ou até menos.

A friagem mais recente observada foi nos dias 15 e 16 de maio deste ano, quando a temperatura baixou para 14,4 °C em Vilhena (sul de RO) e para 16,5 °C em Rio Branco (AC). Em junho de 2023, indica a Climatempo, houve uma friagem intensa que baixou a temperatura em Rio Branco para 10,9 °C.

Baixas temperaturas em capitais

Neste fim de semana, a cidade de São Paulo poderá registrar a menor temperatura do ano e a menor temperatura máxima de 2024 até agora. A previsão é de 14 °C/18 °C no sábado e 13 °C/16 °C no domingo.

Em Curitiba (PR), o frio deve fazer os termômetros marcarem abaixo de 10 °C, a menor marca do ano.

Porto Alegre (RS) vai na mesma toada, podendo registrar a menor máxima de 2024 no sábado (até agora, a marca mais baixa como temperatura máxima do dia foi de 15,8 °C).

Campo Grande (MS) também poderá surpreendida com as menores temperaturas máximas e mínimas de 2024 – até o momento, a mínima mais baixa foi de 15,1 °C, e a menor máxima, de 21,4 °C.

Sair da versão mobile