Agrotóxico ou pesticida? Representante do Ministério da Agricultura defende mudança de nomenclatura Paste this at the end of the tag in your AMP page, but only if missing and only once.

PROJETO DE LEI

Agrotóxico ou pesticida? Representante do Ministério da Agricultura defende mudança de nomenclatura

De acordo com Victor Torres, coordenador-geral de agrotóxicos e produtos afins do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), a justificativa é o caráter pejorativo associado ao termo 'agrotóxico'

defensivos agrícolas, agrotóxicos
Foto: Mapa

Em tramitação no Senado, o Projeto de Lei 6.299/2002, que regula o uso de produtos fitossanitários no Brasil, também prevê a substituição do termo ‘agrotóxico‘.

De acordo com Victor Torres, coordenador-geral de agrotóxicos e produtos afins do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), a justificativa para a mudança é o caráter pejorativo associado ao termo, que poderia prejudicar a imagem do Brasil no cenário internacional.

“Atualmente, o Brasil está almejando conquistar mercados cada vez mais exigentes”, afirmou Torres.

“O uso do termo ‘agrotóxico’ internamente pode dar a impressão de que seu uso é irregular, o que não condiz com a realidade.”

Torres enfatizou ainda que o uso adequado de pesticidas é uma ferramenta essencial para promover a sustentabilidade na agricultura.

“Pesticidas, quando utilizados de forma correta, desempenham um papel fundamental para os agricultores”, acrescentou Torres.

“Devemos encará-los como uma ferramenta indispensável para a produção de alta qualidade, desde que seu uso seja responsável e respeitoso com o meio ambiente e a saúde humana.”

A mudança de nomenclatura ainda depende da aprovação do Congresso Nacional.

Sair da versão mobile