FGV prepara criação de ferramenta de preços para agronegócio | Canal Rural Paste this at the end of the tag in your AMP page, but only if missing and only once.

FGV prepara criação de ferramenta de preços para agronegócio

Projeto balizará preços para mercados como o da soja e das carnesA Fundação Getúlio Vargas (FGV) prepara um projeto que prevê a criação de uma ferramenta de balizamento de preços para o mercado do agronegócio (Conseagro), como soja e carnes, por exemplo, semelhante ao que já existe hoje para a cana-de-açúcar, o Consecana. A informação é do coordenador do centro do agronegócio da FGV e ex-ministro da Agricultura Roberto Rodrigues. Ele falou com jornalistas ao chegar para a comemoração dos 150 anos dos ministérios dos Transportes e da Agricultura, em Brasília.

A diferença entre o Conseagro e o Consecana, segundo Rodrigues, é que o projeto conta com um árbitro de fora do setor, que pode ser uma instituição acadêmica. Isso porque, na avaliação do ex-ministro, as informações que existem hoje no Consecana não necessariamente representam a realidade por conta de interesses dos participantes do mercado. Esse árbitro ajudaria no estabelecimento da cotação de um produto que estivesse de acordo com a possibilidade de pagamento por uma das partes e que fosse também uma quantia representativa para o que recebe.

O principal entrave para o andamento do projeto neste momento, segundo o coordenador, é a dificuldade de obter recursos. De acordo com ele, porém, a Corporação Andina de Fomento (CAF) já mostrou interesse em ajudar a financiar o projeto. O intuito é o de fazer o piloto no Brasil e estender a medida para os países vizinhos.

Sair da versão mobile