Atraso na colheita da soja na Bahia gera grãos ardidos

Notícias - Soja Brasil

Atraso na colheita da soja na Bahia gera grãos ardidos

O clima até favoreceu o plantio da oleaginosa no início da safra, mas agora no final atrapalha os trabalhos de retirada do grão do campo, confirma a Aprosoja Bahia

soja na mão
Foto: Soja Brasil

A colheita da soja na Bahia está atrasada, se comparada ao ano passado. Segundo o último levantamento da consultoria Safras & Mercado o estado retirou 54% da área de 1,5 milhão de hectares, contra 62% do ano passado. Para o presidente da Aprosoja do estado, Alan Juliani, devido o excesso de chuvas alguns grãos chegaram a ficar ardidos.

As últimas estimativas realizadas pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), aponta que o estado irá colher 19,7% a menos que a temporada anterior, ou seja, 5 milhões de toneladas, contra os 6,3 milhões da safra passada.

“Nas últimas duas semanas choveu bastante por aqui, fato que atrapalhou a colheita. Nosso último levantamento aponta que o estado retirou 70% da área, já. As lavouras que não puderam ser colhidas na semana passada, apresentaram alguns grãos ardidos, por exemplo. Mas não é algo generalizado, não”, afirma Juliani.

A produtividade no estado, segundo a Conab será de 54 sacas por hectare, 18,2% menor que as 66 sacas obtidas no ano passado. Com menos sacas colhidas os produtores estão temendo ficar com a rentabilidade comprometida. “O custo foi muito alto e os preços de venda estão baixos, isso está nos preocupando. Projetamos uma produtividade de 56 sacas na média, muito próximo ao custo”, relata Juliani.

Veja mais notícias sobre soja

Sair da versão mobile