Aumentam os casos de ferrugem asiática no país | Canal Rural Paste this at the end of the tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Aumentam os casos de ferrugem asiática no país

Além dos focos já registrados no Paraná e São Paulo, o estado de Mato Grosso do Sul entra para a estatística

Daniel Popov, de São Paulo
Sobe para seis o número de focos de ferrugem asiática no Brasil, na safra 2016/2017, de acordo com informações levantadas no site do consórcio antiferrugem. O novo registro aconteceu em uma lavoura comercial no município de Amambaí, Mato Grosso do Sul. Anteriormente foram encontrados: três focos no Paraná (apenas um deles confirmado pela Embrapa) e dois em São Paulo.

A lavoura afetada fica na região de fronteira de Mato Grosso do Sul, onde a soja foi semeada em grandes áreas, logo após o fim do vazio sanitário e o regime de chuvas foi regular. O pesquisador José Fernando J. Grigolli, da Fundação MS, foi quem relatou o caso. A indicação da Embrapa é para que os produtores intensifiquem o monitoramento para proteger as lavouras, e dependendo do caso façam uso dos com fungicidas dependendo da fase da desenvolvimento da cultura.

O Paraná também registrou mais um caso, no município de Campo Mourão, além dos dois já retratados anteriormente nas cidades de Boa Esperança e Castro. Apesar de todos estes registros constarem no site do Consórcio, apenas um deles foi confirmado pela Embrapa até a publicação desta notícia.

Os casos de São Paulo aconteceram nos municípios de Itaberá e Taquerituba e foram retratados pelo pesquisador Alan Cordeiro Vaz, da Fundação ABC. O relato das ocorrências é realizado por laboratórios credenciados e podem ser acompanhados pelo site do Consórcio.

ferrugem-6-casos
Cada ponto vermelho no mapa acima representa um foco da doença

Veja mais notícias sobre soja

Sair da versão mobile