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COOPERATIVAS

Aurora amplia participação no mercado externo em 2023

Há uma década, exportações representavam 18,6% da receita operacional bruta; no ano passado, um terço das receitas vieram das vendas externas

Cooperativa Aurora
Foto: Divulgação/Alesc

O crescimento da presença da Aurora Coop no mercado mundial nos últimos dez anos foi superior a 700%. Há uma década, em 2013, as exportações representavam 18,6% da receita operacional bruta e contribuíam com R$ 1,055 bilhão no caixa da cooperativa, considerada o terceiro maior grupo brasileiro de proteína animal.

Em 2023, um terço das receitas vieram das vendas externas. Para o mercado internacional foram direcionados 36,3% dos volumes produzidos, ou seja, 678,5 mil toneladas. A cooperativa está presente em 80 países.

O balanço e o relatório foram apresentados na semana passada, na sede em Chapecó (SC), pelo presidente Neivor Canton e o vice-presidente Marcos Antônio Zordan.

A Aurora Coop obteve no mercado interno em 2023 65,5% de suas receitas (R$ 14,6 bilhões) e, no mercado externo, 34,5% (R$ 7,5 bilhões). O maior volume da produção (63,7%) foi absorvida pelo mercado doméstico, o que corresponde a 1,045 milhão de toneladas, informou a cooperativa em comunicado.

Segundo a cooperativa, os resultados do exercício de 2023 “refletem o quadro geral de dificuldades e se expressam em uma receita operacional bruta de R$ 21,7 bilhões e um resultado negativo de 0,63% (R$ 137,9 milhões), integralmente absorvido pelo Fundo de Reservas”.

Outro ponto relevante foi o quadro geral de colaboradores da Aurora Coop que cresceu 9,7% em 2023 em decorrência da abertura de 3.938 novas vagas, totalizando, 44.336 empregos diretos.

Em outubro passado, a Aurora Coop assumiu as operações da unidade industrial de carnes da marca Alegra, localizada em Castro (PR), que pertencia às cooperativas Frísia, Capal e Castrolanda. Com isso, a Aurora Coop ampliou em 12% sua capacidade industrial de abate. Agora, as oito plantas têm uma capacidade de abate e processamento de 32.092 suínos por dia.

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