Brasil está perto de cumprir meta de redução de CO2, diz ministério

Diversos

Brasil está perto de cumprir meta de redução de CO2, diz ministério

Meta voluntária de emitir 1,9 milhão de toneladas de CO2 equivalente é considerada possível, caso não ocorram alterações bruscas nas políticas nacionais sobre esse tema

meio ambiente, CAR, cadastro ambiental rural, floresta, árvore, aquecimento global, preservação, licenciamento ambiental, PRA
Foto: Agência IBGE Notícias

O Brasil caminha para atingir a meta de redução nas emissões de dióxido de carbono (CO2) em 2020, disse o Ministério do Meio Ambiente. Segundo a pasta, a projeção foi publicada pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), que aponta que a meta voluntária nacional de emitir 1.977 milhão de toneladas de CO2 equivalente, (unidade de medida das emissões de gases do efeito estufa) é considerada possível na avaliação das pesquisadoras, caso não ocorram alterações bruscas nas políticas nacionais sobre esse tema.

O diagnóstico leva em consideração a série temporal de estudos sobre as emissões de CO2 no país – gás que é o principal responsável pelo aquecimento global e pelas mudanças climáticas. De acordo com os dados analisados, em 2005 o Brasil emitiu 2,133 milhões de toneladas de CO2 equivalente. Já em 2015, o volume caiu para 1,368 milhão, o que corresponde a uma redução de 35,9%. 

As pesquisadoras Enid Rocha e Valeria Rezende analisaram os resultados obtidos pela Política Nacional sobre Mudança do Clima (PNMC). A iniciativa vem sendo implementada desde 2009 e conta, por exemplo, com o Plano  de Agricultura de Baixo Carbono (Plano ABC), que, segundo o estudo, apresenta indicadores com impactos positivos, contribuindo para reduzir as emissões de CO2 no país. O vasto conjunto de incentivos e investimentos que resultaram em crescente participação das energias renováveis na matriz energética nacional também vem contribuindo para o atingimento da meta.

Na avaliação da coordenadora do estudo, Enid Rocha, o estudo mostra que os programas e as ações em curso no enfrentamento às emissões de CO2 permitiram alcançar resultados positivos no Brasil. “O cenário ainda não é o ideal em termos de políticas preventivas às mudanças climáticas, mas os números obtidos confirmam avanços sólidos no período analisado”, afirma a pesquisadora.

A Secretaria de Relações Internacionais do Ministério do Meio Ambiente afirma que Brasil está a caminho de cumprir seus compromissos no âmbito da Convenção sobre Mudança do Clima da Organização das Nações Unidas (ONU). “Seja a redução nacional voluntária de emissões de gases de efeito estufa no pré-2020 assim como a Contribuição Nacionalmente Determinada (NDC) do Acordo de Paris (pós-2020)”, disse.

Sair da versão mobile