'Brasil não vai para COP28 discutir problemas, mas para discutir soluções', diz Muni Lourenço Paste this at the end of the tag in your AMP page, but only if missing and only once.

CANAL RURAL ENTREVISTA

'Brasil não vai para COP28 discutir problemas, mas para discutir soluções', diz Muni Lourenço

Recentemente, a CNA apresentou uma série de sugestões ao governo brasileiro para serem apresentadas durante a COP28

CNA, COP28, Muni Lourenço, CR Entrevista
CNA, COP28, Muni Lourenço, CR Entrevista

Muni Lourenço, presidente da Comissão Nacional de Meio Ambiente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), afirma que o agronegócio brasileiro é parte da solução no enfrentamento das mudanças climáticas.

Em entrevista ao Canal Rural Entrevista, conduzida pelo diretor de conteúdo do Canal Rural, Giovani Ferreira, Lourenço disse que o Brasil tem uma agricultura baseada em boas práticas agropecuárias sustentáveis, que permitem aumentar a produção de alimentos sem aumentar as emissões de gases de efeito estufa.

“O Brasil é uma potência agroambiental energética, com uma contribuição enorme para a segurança climática e também para a segurança alimentar mundial”, afirmou.

Lourenço também destacou que o Brasil tem uma legislação ambiental das mais completas do mundo e uma das metas mais ambiciosas de redução de emissões de carbono.

“O Brasil não vai lá para discutir problemas, mas para discutir soluções”, disse.

O presidente da CNA também destacou a importância do mercado de carbono para o Brasil, que pode a partir dele monetizar sua contribuição para o equilíbrio climático mundial.

“É muito importante que venham da COP28 de Dubai decisões que possam fortalecer estratégias de adaptação e preservação da Agricultura para esse enfrentamento dos efeitos da mudança climática”, disse.

Recentemente, a CNA apresentou uma série de sugestões ao governo brasileiro para serem apresentadas durante a COP28.

No documento, a confederação pede para que o Brasil apresente os seguintes pontos: fortalecer os compromissos com os meios de implementação/financiamento climático, ampliar a cooperação sistêmica internacional e a coerência entre as ações climáticas e definir que o Plano ABC+ é a estratégia da agropecuária brasileira no contexto das ações climáticas.

Uma das medidas propostas pela CNA é a alteração da meta de financiamento climático estabelecida no Acordo de Paris, que determinou aos países desenvolvidos investirem US$ 100 bilhões por ano em medidas de combate à mudança do clima, em países em desenvolvimento.

Entre as medidas, a confederação sugere uma nova meta para financiamento climático, adoção do plano de ação para agricultura e segurança alimentar, além da regulamentação do mercado de carbono em projetos privados.

A COP28, Conferência das Partes da Convenção Quadro das Nações Unidas sobre Mudanças do Clima, acontecerá em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, de 30 de novembro a 12 de dezembro.

Como aconteceu em anos anteriores, a equipe do Canal Rural, maior plataforma de conteúdo sobre agronegócio que, em novembro, completou 27 anos, vai repercutir, diretamente dos Emirados Árabes Unidos, todos os detalhes do evento, especialmente a participação do Brasil.

Sair da versão mobile