Brasil promete exportação recorde da safra de soja | Canal Rural Paste this at the end of the tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Brasil promete exportação recorde da safra de soja

Embarques reforçam a posição do país no cenário internacional como maior exportador mundial do grão e grande exportador de produtos do agronegócio

O Brasil começou em março a exportar a safra de soja, que este ano alcançará o volume recorde de 56 milhões de toneladas, segundo o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC). Os embarques reforçam a posição do país no cenário internacional como maior exportador mundial do grão e grande exportador de produtos do agronegócio.

Em receita e em volume, os números da exportação da soja são grandiosos. Somente em março, os embarques de soja em grão renderam US$ 2,9 bilhões. Essa receita é 32% mais alta em relação aos US$ 2,2 bilhões obtidos em março de 2015.

Em volume, a quantidade exportada foi recorde de 8,3 milhões de toneladas, 50% maior em comparação aos 5,6 milhões de toneladas embarcadas em março de 2015.

Esses dados, comenta o diretor de Estatística e Apoio à Exportação do Ministério do Desenvolvimento, Herlon Brandão, representam apenas o início dos embarques da safra de soja deste ano.

– A soja está sendo exportada em volumes significativos. No ano passado, foram 54 milhões de toneladas, e para este ano, a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) espera volume ainda maior, de 56 milhões de toneladas de embarques. Isso será novo recorde, e o Brasil vem se firmando como o maior exportador de soja – explica.

Conforme os dados do Ministério do Desenvolvimento, a China é a maior compradora da soja brasileira. Os embarques elevados da soja vão ocorrer nos próximos meses até agosto, dando um reforço para o saldo comercial do país no ano.

>>> Veja mais notícias sobre soja

Sair da versão mobile