Etanol: estudo aponta que emissões são menores do que se pensava Paste this at the end of the tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Diversos

Etanol: estudo aponta que emissões são menores do que se pensava

Uso de fertilizantes nitrogenados em áreas de cana no Brasil reduz em 19% as emissões totais do biocombustível em comparação com o que mostravam pesquisas anteriores

O etanol de cana-de-açúcar brasileiro polui menos do que se imaginava, de acordo com pesquisa coordenada por pesquisadores do Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM), organização vinculada ao Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI).

A publicação do estudo foi feita na Renewable & Sustainable Energy Reviews. Segundo a pesquisa, o uso de fertilizantes nitrogenados nas áreas de cana brasileira reduz em 19% as emissões totais do biocombustível em comparação com o que mostravam estudos anteriores, por causa do efeito desses fertilizantes nas emissões de óxido nitroso (N2O).

A pesquisa afirma que, se adotada a nova metodologia para estimar as emissões do etanol de cana brasileiro, usinas poderão emitir mais Créditos de Descarbonização (CBIOs) – títulos de carbono negociados no âmbito do programa RenovaBio.

Uma usina que processa 4 milhões de toneladas por ano, por exemplo, ganharia US$ 320 mil a mais com CBIOs se levadas em conta as novas estimativas de emissões.

Sair da versão mobile