Em visita à China e Suécia por 5G, ministro faz apelo por novas doses de vacina Paste this at the end of the tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Em visita à China e Suécia por 5G, ministro faz apelo por novas doses de vacina

Comitiva brasileira chefiada pelo ministro das Comunicações, Fábio Faria, assistiu a demonstrações de uso do 5G e até da tecnologia 6G, ainda em desenvolvimento

Visita comitiva brasil 5G
Visita para conhecer tecnologia 5G. Foto: Ministério das Comunicações

Depois de conhecer as tecnologias 5G de empresas na Suécia, Finlândia, Japão e China, a missão brasileira chegou ao fim. As visitas às principais fabricantes que utilizam o 5G tiveram o objetivo de colher as melhores experiências da nova geração de conectividade, que promete revolucionar as telecomunicações e a maneira como as pessoas se relacionam com a infinidade de dispositivos que estão por vir. O Brasil se prepara para implementar o 5G este ano.

Chefe da missão na Europa e na Ásia, o ministro das Comunicações, Fábio Faria, aproveitou a passagem pela China para pedir mais doses do imunizante contra a Covid-19, desenvolvido pela farmacêutica Sinovac Biontech e produzido em parceria com o Instituto Butantan. O texto com a solicitação é endereçado ao embaixador chinês no Brasil, Yang Wanming.

Já na capital sueca, o ministro encontrou-se com o CEO da Investor AB, Marcus Wallenberg, que é sócio majoritário do laboratório AstraZeneca, fabricante de uma das vacinas já aplicadas em brasileiros. Faria enviou uma carta ao investidor, para que o conselho diretor do laboratório aprecie o pedido de priorização do Brasil para o envio de mais doses e mais matéria-prima.

Nas visitas aos fabricantes e reuniões com autoridades locais, a delegação assistiu a demonstrações sobre o uso da nova geração de conectividade e até mesmo do padrão 6G, ainda em fase de testes quanto ao desenvolvimento e com proposta de tão alta tecnologia que beira a ficção científica.

“A nossa ideia é realmente implementar o 5G standalone, que é o 5G de verdade, para que a gente possa acolher toda a tecnologia que pode nos dar para desenvolver o nosso país. O 5G non-standalone é como se fosse um 4G plus. Essa nova ferramenta vai trazer novas empresas, novas tecnologias, novas profissões e vai ajudar muito as empresas a fornecer a internet das coisas.”, destacou o ministro.

Também participaram da missão internacional os ministros do Tribunal de Contas da União (TCU) Bruno Dantas, Vital do Rêgo e Walton Alencar, assim como o secretário de Assuntos Estratégicos da Presidência da República, Flávio Rocha. “É uma viagem para que a nossa delegação possa conhecer a tecnologia 5G. O TCU vai avaliar e fiscalizar todo o processo e está aqui tirando as dúvidas com o intuito de acelerar o tempo que o processo vai ficar em análise”, explicou o ministro Faria.

Leilão 5G

Após ser aprovado pelo Conselho Diretor da Anatel, o edital do 5G será remetido à apreciação do TCU, que tem até 150 dias para analisá-lo. Mas, a previsão é que o prazo seja reduzido em até 60 dias. Alguns dos pontos que devem ser contemplados pelo edital do leilão já foram definidos em portaria publicada pelo MCom, como a criação de uma rede privativa para a Administração Pública Federal, que também será oferecida aos outros Poderes, bem como a expansão de internet nas rodovias federais, a implantação de estrutura de fibra ótica no âmbito do programa Norte Conectado, além de levar internet 4G a localidades com mais de 600 habitantes.

Sair da versão mobile