Ciclone provoca prejuízos em lavouras do RS Paste this at the end of the tag in your AMP page, but only if missing and only once.

TRAGÉDIA

Ciclone provoca prejuízos em lavouras do RS

A extensão dos danos e o possível impacto do ciclone na produtividade das culturas ainda não puderam ser avaliados com precisão

ciclone, prejuízos
Foto: Divulgação/Governo RS

O ciclone extratropical que atingiu grande parte do Rio Grande do Sul nos últimos dias causou danos em lavouras de trigo que estão nas fases de floração e início da formação dos grãos, principalmente devido ao acamamento em certas áreas e à queda de flores das plantas, de acordo com a Emater/RS.

Os extensionistas ainda não conseguiram avaliar com precisão a extensão dos danos causados pelo ciclone.

Segundo a Emater, é necessário melhorar as condições climáticas. Só isso vai permitir a realização de vistorias de avaliação para determinar o impacto.

No momento, a principal fase reprodutiva do trigo é a floração, que alcança 49% dos cultivos. Parte das lavouras, localizadas a Noroeste do estado, evoluiu para maturação. A área cultivada na safra 2023 está estimada em 1.505.704 hectares, e a produtividade prevista é de 3.021 kg/ha.

Para o diretor técnico da Emater/RS, Claudinei Baldissera, o mais importante neste momento é salvar vidas. “Há muitas pessoas para serem atendidas e socorridas e essa é a prioridade. Só depois vamos contabilizar as perdas na agricultura e na pecuária, já que muitos rebanhos também estão sofrendo com os alagamentos provocados pelas enxurradas”, avalia.

Sair da versão mobile