CNA recorreu da decisão de Fux sobre multas por descumprimento de tabela

Diversos

CNA recorreu da decisão de Fux sobre multas por descumprimento de tabela

Ministro do STF havia acatado anteriormente pedido da entidade e suspendido aplicação de multas, que podem chegar a até R$ 10,5 mil, a quem não cumprir os preços mínimos

rodas de caminhão
Foto: Pixabay

A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) confirmou nesta quinta-feira, dia 13, ter recorrido da decisão do ministro Luiz Fux, do Supremo Tribunal Federal (STF), que na quarta-feira, dia 12, revogou a suspensão da aplicação de multas pelo eventual descumprimento da tabela de preços mínimos de frete do governo. A decisão de recorrer já havia sido noticiada mais cedo na quinta-feira.

Na nota, a CNA lembra que Fux acatou na semana passada o pedido da entidade e suspendeu a aplicação das penalidades impostas pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), de até R$ 10,5 mil, para quem descumprisse o tabelamento. Depois de analisar um pedido da Advocacia-Geral da União (AGU), voltou atrás e anulou a decisão tomada há uma semana.

“A CNA é contra o tabelamento do frete por considerar que a medida é inconstitucional e fere o princípio da livre concorrência, além de causar insegurança jurídica ao setor agropecuário. A entidade protocolou uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) para pedir o fim da medida”, disse a entidade no comunicado.

Conforme a CNA, o julgamento do caso pelos ministros do STF ainda não tem data.

Impasse da tabela do frete fica para governo Bolsonaro resolver

Sair da versão mobile