Paraná terá safra recorde de feijão | Canal Rural

FEIJÃO

Paraná terá safra recorde de feijão

Potencial de 947 mil toneladas é puxado pela 2ª safra, que está em fase de colheita e deve render 774 mil toneladas

Brasil deve produzir 3,2 milhões de toneladas de feijão na safra 2023/2024. Foto: Sebastião Araújo /Embrapa

Maior produtor nacional, em 2024 o Paraná deve ampliar de 24% para quase 30% sua participação na oferta nacional de feijão. A expectativa do estado para as três safras da leguminosa no ciclo 2023/24 é produzir 947 mil toneladas, crescimento de 39%. No ano passado foram 682 mil toneladas. Os dados são do Departamento de Economia Rural (Deral), da Secretaria da Agricultura e do Abastecimento do Paraná (Seab).

Conforme a Conab, a Companha Nacional de Abastecimento, no ciclo atual o Brasil deve produzir 3,2 milhões de toneladas de feijão. No ciclo anterior a produção paranaense representou 24% da produção brasileira de 3,0 milhões de toneladas.


Carlos Hugo Godinho, engenheiro agrônomo do Deral, explica que o avanço no Paraná é puxado pela 2ª safra, em fase inicial de colheita, com potencial para 774 mil toneladas. A performance é resultado principalmente da área maior, que cresceu 36%, para 402 mil hectares. O analista lembra que na primeira safra a produção atingiu 171 mil toneladas, 22% a menos que o potencial. As lavouras foram prejudicadas com problemas de nebulosidade e excesso de chuva. E haverá ainda uma 3ª safra, que deve acrescentar mais mil toneladas.

Sair da versão mobile