Dia Mundial da Alimentação: órgãos internacionais pedem urgência contra insegurança alimentar Paste this at the end of the tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Diversos

Dia Mundial da Alimentação: órgãos internacionais pedem urgência contra insegurança alimentar

Construções famosas do Rio de Janeiro, como o Cristo Redentor e os Arcos da Lapa, receberão iluminação especial para celebrar a data

No Dia Mundial da Alimentação, comemorado neste domingo (16), o Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA), a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) e outras entidades internacionais vão celebrar a data em um ato no Rio de Janeiro com a presença de mais de 40 autoridades do setor da agricultura e alimentação.

O diretor-geral do IICA, Manuel Otero, destaca a relevância da América Latina e do Caribe como âncora fundamental da segurança alimentar e nutricional do planeta e pilar da sustentabilidade ambiental e da biodiversidade.

“Partindo dessa posição regional, as crises concomitantes demandam concentrar esforços nas populações vulneráveis e facilitar, de forma urgente e sustentada, o intercâmbio comercial intrarregional e internacional, promovendo uma verdadeira parceria que incentive o comércio agropecuário na América Latina e no Caribe. Trata-se de unir esforços entre os países e fortalecer as instâncias de coordenação de políticas setoriais, favorecendo a ação coletiva em benefício de todos”, disse Otero.

“Paralelamente, mostra-se imprescindível um grande esforço articulado em termos de ciência, tecnologia e inovação, com o quadro correspondente de políticas públicas e investimentos, com objetivos ambiciosos e estruturantes: que nossos sistemas agroalimentares utilizem os recursos naturais de maneira mais eficiente, gerem empregos dignos com inclusão social, proporcionem dietas saudáveis e sejam sustentáveis sob o ponto de vista ambiental”, afirmou o representante da entidade.

De acordo com o IICA, cerca de 3 bilhões de pessoas não têm acesso a uma alimentação saudável e 828 milhões passam fome no mundo; problemas que se agravaram pela pandemia de Covid-19 e pela guerra no Leste Europeu.

Dia da Alimentação no Rio de Janeiro

Na noite deste domingo, construções icônicas do Rio de Janeiro, como o Cristo Redentor, os Arcos da Lapa, o monumento Estácio de Sá e o Castelo Mourisco da Fundação Fiocruz, serão iluminados com um tom azul, que identifica a campanha do Dia Mundial da Alimentação de 2022.

___________

Acompanhe as principais notícias sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo. Clique aqui e siga o Canal Rural no Google News.

Sair da versão mobile