Divergências em contratos de parceria e arrendamento estão no foco da Receita Federal Paste this at the end of the tag in your AMP page, but only if missing and only once.

DECLARA GRÃOS

Divergências em contratos de parceria e arrendamento estão no foco da Receita Federal

A Receita Federal lançou a Operação Declara Grãos, ação para orientar os produtores rurais, a regularizar suas situações fiscais

Produção de grãos na Bahia
Foto: Jefferson Aleffe/Marca Studio Criativo

A Receita Federal do Brasil lançou a Operação Declara Grãos 2023, uma iniciativa para notificar e orientar os contribuintes, com foco especial nos produtores rurais, a regularizar suas situações fiscais. Iniciada em outubro em todo o país, a operação segue um período de testes realizado no Rio Grande do Sul.

Este ano, as divergências provenientes de contratos de arrendamento e parceria estão no centro da atenção da operação. Rafael Marin, advogado tributarista da Biolchi Empresarial, destaca que a Receita Federal identificou irregularidades nas declarações de produtores rurais que autodeclaram parcerias, quando, na verdade, os contratos configuram arrendamentos. O advogado explica que, apesar das alíquotas serem semelhantes em ambos os contratos, o contrato de parceria é mais vantajoso do ponto de vista fiscal, envolvendo a divisão de despesas e receitas.

Outra questão abordada pela operação é a classificação incorreta de receitas provenientes de contratos de arrendamento. Por exemplo, quando o arrendador recebe pagamento em grãos, a Receita Federal considera esses grãos tributáveis. Muitos produtores rurais, por sua vez, não declaram essas operações como tributáveis.

Os contribuintes serão notificados sobre essas e outras irregularidades dos últimos cinco anos. Eles devem ficar atentos ao prazo para a retificação das declarações, pois a não conformidade pode resultar em penalidades substanciais, incluindo multas de até 150% sobre o valor do imposto de renda devido. Rafael Marin destaca que esta é uma oportunidade para os contribuintes revisarem e ajustarem suas práticas financeiras, assegurando conformidade fiscal e evitando penalidades retroativas.

Saiba em primeira mão informações sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo. Siga o Canal Rural no WhatsApp! .
Sair da versão mobile