Doação de fertilizantes em Minas tem adesão de 146 municípios Paste this at the end of the tag in your AMP page, but only if missing and only once.

BENEFÍCIO

Doação de fertilizantes em Minas tem adesão de 146 municípios

A expectativa é de que cerca de 2 mil agricultores por ano sejam beneficiados; inicialmente, serão contempladas nove regiões do estado

Doação - aplicação de fertilizante
Foto: Divulgação/Harsco Environment

O governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), recebeu a solicitação de 146 municípios interessados em aderir ao Programa de Doação de Fertilizantes para a agricultura familiar.

O projeto é executado em parceria com a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do estadi (Emater-MG) e a Harsco Environmental, instituição responsável pela doação do insumo.

“A correção do solo com o agrosilício aumenta a resistência da planta contra o ataque de pragas e doenças, trazendo um crescimento na produtividade de duas a três vezes maior em comparação com aquele que não faz”, diz o subsecretário de Política e Economia Agropecuária da Seapa, Caio César Coimbra.

A Harsco Environmental vai disponibilizar o fertilizante para as prefeituras, que serão responsáveis por buscar o fertilizante na unidade industrial e fazer a distribuição.

Cada produtor vai receber até dez toneladas, após a apresentação do laudo da análise de solo, acompanhado da recomendação de uso feita pelos técnicos da Emater-MG no município.

Cartilha 

Para orientar o produtor rural no uso do agrosilício, a Emater-MG preparou uma cartilha com informações importantes, como o uso adequado de equipamento de proteção individual (EPI), armazenamento, recomendação de uso e época de aplicação.

“Essa orientação técnica dos extensionistas é fundamental para que o programa atinja os objetivos de aumentar a produtividade da agricultura familiar, com impactos positivos na geração de emprego e renda no campo”, afirma Coimbra.

O plano de trabalho com a Harsco Environmental abrange um período inicial de cinco anos. A colaboração envolve a doação anual de pelo menos 10 mil toneladas de fertilizantes, enquanto durar a parceria. A expectativa é de que cerca de 2 mil agricultores por ano sejam beneficiados. Inicialmente, serão contempladas nove regiões do estado.

As localidades estão na área de abrangência das unidades regionais da Emater-MG com sede em Belo Horizonte, Governador Valadares, Guanhães, Ipatinga, Manhuaçu, Muriaé, Ponte Nova, Sete Lagoas e Viçosa.

Os agricultores, silvicultores e pecuaristas selecionados devem ser, necessariamente, atendidos por extensionistas da Emater-MG.

______

Saiba em primeira mão informações sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo. Siga o Canal Rural no Google News.
Sair da versão mobile