Encontros de líderes rurais percorre 10 cidades do Paraná Paste this at the end of the tag in your AMP page, but only if missing and only once.

FAEP

Encontros de líderes rurais percorre 10 cidades do Paraná

O Encontro Regional de Líderes Rurais faz parte do programa de sustentabilidade sindical da Faep, que visa promover a conexão entre produtores, sindicatos e o Sistema de Aprendizagem Rural

A cidade de Campo Largo, no Paraná, sediou a décima e última etapa do 3º Encontro Regional de Líderes Rurais, promovido pela Federação de Agricultura do Estado (Faep).

O evento teve como destaque o fortalecimento da representatividade do setor no campo.

Ao longo de sua itinerância, passando por 10 cidades paranaenses, o encontro reuniu mais de 2 mil participantes, com uma participação expressiva do público feminino, representando mais de 60% das inscrições.

Um dos destaques foi a participação expressiva do público feminino, que representou mais de 60% das inscrições.

A presidente do Sindicato Rural de Campo Largo, Marilís Borgo Karachenski, ressaltou a importância da visão global que as mulheres trazem para o setor, contribuindo para a harmonia tanto na propriedade quanto em casa. Ela destacou a relevância desse contato com o mundo para o desenvolvimento do setor agrícola.

O Encontro Regional de Líderes Rurais faz parte do programa de sustentabilidade sindical da Faep, que visa promover a conexão entre produtores, sindicatos e o Sistema de Aprendizagem Rural (Senar).

Além de ações efetivas de desenvolvimento no campo, o programa busca fortalecer a importância dos líderes rurais e fomentar a sustentabilidade financeira dos sindicatos.

O produtor rural Nilles Karachenski destacou o incentivo oferecido desde o ensino médio, por meio do programa Jovem Aprendiz Agricultor, que motivou os jovens a permanecerem na atividade agrícola.

Durante a última etapa do encontro, realizada em Campo Largo, a cidade recebeu formação para os produtores e reforçou a importância dos líderes rurais. A meta é impulsionar a sustentabilidade financeira dos sindicatos e aumentar o engajamento político do setor.

Ágide Meneguette, presidente do Sistema Faep/Senar-PR, ressaltou a função do Senar em fornecer conhecimento aos produtores e trabalhadores rurais, destacando a evolução tecnológica no setor agrícola.

Preocupações sobre o Plano Safra 23/24

As repercussões sobre o Plano Safra 23/24 no Paraná ainda estão concentradas nos recursos subsidiados, que não estão disponíveis nos bancos.

Outra preocupação é a falta de informações sobre o valor que será disponibilizado para o seguro rural.

Jeffrey Albers, coordenador do Departamento Técnico e Econômico do Sistema Faep/Senar-PR, destacou a apreensão do mercado em relação a essas questões, enfatizando a importância do seguro como uma ferramenta fundamental para minimizar os problemas dos produtores no acesso ao crédito e gerenciamento de riscos.

Os produtores que buscam recursos ainda encontram obstáculos na contratação, o que gera preocupação quanto à execução do Plano Safra.

Sair da versão mobile