Estudantes mineiros planejam cooperativa de mel | Canal Rural Paste this at the end of the tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Estudantes mineiros planejam cooperativa de mel

Projeto deve beneficiar cerca de 30 apicultores do Vale do Jequitinhonha (MG)Alunos da Escola Técnica de Formação Gerencial de Belo Horizonte (ETFG-BH) vão analisar a viabilidade econômica e farão um plano de negócios para criar cooperativa de produtores de mel em Chapada do Norte, no Vale do Jequitinhonha (MG).

A expectativa é que a cooperativa beneficie cerca de 30 apicultores, gerando ocupação e renda para o município. O grupo, formado por cinco estudantes, viajou para a cidade nesta quinta-feira, dia 15, e retorna a Belo Horizonte nesta segunda.

Com uma população de aproximadamente 15 mil habitantes, Chapada do Norte tem sua economia voltada para a agricultura. O município possui o segundo menor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do Estado. Na tentativa de destacar o potencial econômico da região, os estudantes, que têm entre 15 e 17 anos, analisam a viabilidade do negócio.

? A produção de mel no município é feita de maneira individual, desorganizada, informal e sem nenhum padrão de qualidade. Queremos unir os produtores e prepará-los para gerir o negócio ?  explica o professor Pedro Augusto Xavier de Assis.

Os estudantes vão colocar em prática o conhecimento adquirido em sala de aula para tornar realidade a cooperativa. No município, os alunos irão desenvolver uma pesquisa para avaliar as perspectivas de mercado, condições de fornecimento de cada cooperado, potenciais clientes e estratégias para melhorar a qualidade do produto e de seus derivados.

? Vamos buscar oportunidades de negócios para que o mel possa ser comercializado. Para isso, faremos uma análise econômica, considerando recursos e equipamentos disponíveis e o retorno do projeto para a comunidade ? complementa a estudante Júlia Fonseca, que integra a equipe formada por Cibele Diniz, Guilherme Assis, Felipe Heilbuth e Tatiane Braga.

Sair da versão mobile