Cotação do feijão pode subir no início de 2019, avalia Ibrafe

Feijão

Cotação do feijão pode subir no início de 2019, avalia Ibrafe

Com rentabilidade menor, produtores do Paraná diminuíram 30% da área plantada com a variedade carioca na primeira safra

Foto: Sistema Faep

Com rentabilidade 15% menor em setembro na comparação com o mesmo período do ano passado, produtores de feijão carioca do Paraná decidiram plantar menos. O Instituto Brasileiro do Feijão (Ibrafe) aponta que a expectativa é que a primeira safra do produto tenha área plantada reduzida em 30%.

“Isso significa, em nível Brasil, um milhão de hectares a menos, o que estaria entre os menores números da história, talvez venha a ser a menor área plantada da história”, ressalta o presidente da entidade, Marcelo Lüders.

Segundo o Ibrafe, muitos agricultores estão preferindo plantar soja na safra de verão, devido ao retorno maior, e fazer na segunda safra o plantio do feijão. “Há um desestímulo muito forte. Muitos negociaram seu produto sem margem ou com margem negativa. Ou seja, aqueles que poderiam estar investindo na cultura não estão”, afirma.

A diminuição de área também está impactando as vendas de sementes, que segundo o instituto, já caíram 50%.

A indicação de área plantada no Brasil também é de redução, com possível exceção de Minas Gerais. “O fato é que os produtores têm se interessado por outras culturas. Normalmente eles olham os preços hoje e, se as cotações não estão bem, que é o que está ocorrendo, a área tende a cair”, explica.

Preços

O Ibrafe acredita que em 2019 o agricultor tenha um período de preços maiores. “Pela lógica, se a área plantada diminui, espera-se que o início do ano que vem seja um período de melhor resultado para o produtor”, diz Lüders.

Biscoito feito de feijão é mais nutritivo que os tradicionais e ainda evita doenças

Sair da versão mobile