Fim da safra de soja explica desaceleração do PIB, diz IBGE Paste this at the end of the tag in your AMP page, but only if missing and only once.

AGRONEGÓCIO

Fim da safra de soja explica desaceleração do PIB, diz IBGE

Produto Interno Bruto avançou 0,9% de abril a junho na comparação com o primeiro trimestre de 2023, quando havia crescido 1,9% na margem

A coordenadora de Contas Nacionais do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Rebeca Palis, disse nesta sexta-feira (1) que o fim da safra de soja e a política monetária explicam a desaceleração no Produto Interno Bruto (PIB) no segundo trimestre de 2023 na comparação com o primeiro.

O Instituto informou que o PIB avançou 0,9% de abril a junho na comparação com o primeiro trimestre de 2023, quando havia avançado 1,9% na margem – este dado foi revisado para alta de 1,8%, conforme informação divulgada também nesta sexta-feira pelo instituto.

Segundo Rebeca, o Brasil manteve “crescimento importante”, apesar da desaceleração ante os três primeiros meses do ano.

Recuo do agronegócio

Ela atribuiu o fato à boa base de comparação do primeiro trimestre e, mais objetivamente, citou a taxa de juros elevada e o recuo do agronegócio (-0,9%), cujo PIB havia puxado o desempenho do primeiro trimestre.

O movimento se deve ao fato de cerca de 60% da safra da soja já ter sido colhida nos primeiros três meses do ano.

“Nós continuamos com um crescimento importante. Obviamente, a política monetária influencia a economia. Mas tem outros fatores que amenizam”, disse a coordenadora.

E continuou: “A única atividade que caiu foi a agropecuária, mas isso não significa que seja um ano ruim para a atividade. A queda se deveu a essa comparação das safras.”

Sair da versão mobile