Fiscais agropecuários se preocupam com concurso sem definição de regras Paste this at the end of the tag in your AMP page, but only if missing and only once.

FEDEERAL

Fiscais agropecuários se preocupam com concurso sem definição de regras

Segundo o Anffa Sindical, o governo federal não definiu regras que garantissem uma seleção qualificada, o que pode comprometer as atividades de defesa agropecuária

greve Auditores fiscais agropecuários, autocontrole sanitário
Foto: Anffa Sindical

O Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais Federais Agropecuários (Anffa Sindical) divulgou comunicado no qual informa que o governo federal não definiu regras que assegurem uma seleção qualificada dos candidatos a cada formação – agrônomo, veterinário, químico, farmacêutico e zootecnista -, o que vai comprometer as atividades de defesa agropecuária após o início da atuação dos novos servidores.

Nesta quarta-feira (10) foi publicado o edital do Concurso Nacional Unificado prevê 200 vagas para a carreira de auditor fiscal federal agropecuário, ligada ao Ministério da Agricultura e Pecuária.

Para o sindicato, é necessária a aplicação de uma prova específica, além da objetiva comum a todos os mais de 6 mil candidatos às carreiras federais. Outro alerta do Anffa Sindical é para a demora na realização do concurso.

Com o calendário apresentado, o controle agropecuário vai arcar com a defasagem do quadro de auditores até o segundo semestre do ano, comprometendo liberações em frigoríficos e plantações, e a vigilância de produtos em portos e aeroportos. Atualmente, cerca de 20% dos 2,3 mil auditores agropecuários em atividade estão aptos a aposentar.


Confira as principais notícias sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo. Siga o Canal Rural no Google News.
Sair da versão mobile