Fórum em Cuiabá encerra Projeto Caminhos do Algodão | Canal Rural Paste this at the end of the tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Fórum em Cuiabá encerra Projeto Caminhos do Algodão

Evento contou com participação de produtores e principais lideranças do setorAs principais lideranças da cotonicultura brasileira se reuniram nesta sexta, dia 30, em Cuiabá (MT) para participar do Fórum do Algodão, realizado pelo Canal Rural. O encontro marcou o encerramento do Projeto Caminhos do Algodão, que durante cinco meses acompanhou o desenvolvimento de quatro áreas cultivadas com algodão adensado em Mato Grosso.

Transmitido ao vivo pelo Canal Rural, o evento apresentou um balanço sobre o desempenho das quatro lavouras monitoradas durante o projeto. O público conheceu as características das plantações instaladas nas fazendas Floresta, Itaquerê, Paineira e Torre 3, que durante cinco meses abriram as portas para a comissão técnica e para nossa equipe de reportagem, revelando a todo o Brasil o dia a dia na atividade.

Além da comissão técnica, dos produtores e dos responsáveis pelas propriedades, o painel reuniu as principais lideranças da cotonicultura brasileira. O presidente da Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa), Haroldo Cunha, falou sobre o avanço da atividade no país. Ele comentou sobre o Instituto Brasileiro do Algodão, que hoje conta com US$ 47 milhões para serem investidos no desenvolvimento do setor, e ressaltou a importância de iniciativas que busquem o fortalecimento da atividade.

O secretário de política agrícola do Ministério da Agricultura, Edílson Guimarães, destacou o espaço cada vez maior ocupado pela pluma brasileira no mercado internacional. Ele debateu com o público questões para o desenvolvimento do agronegócio e reforçou a necessidade de iniciativas como o Caminhos do Algodão.

No encerramento do fórum, foi anunciada a fazenda campeão do projeto: a Fazenda Torre 3. A definição levou em conta três critérios centrais: produtividade, qualidade da pluma e custos de produção. A premiação simbólica foi entregue gerente técnico da propriedade, Alessandro Dalazen, que ira receber uma viagem de uma semana a Paris.

Ao final do encontro, a confirmação de que os objetivos do projeto foram alcançados: a busca pela rentabildiade da cotonicultura encontrou no cultivo adensado uma importante ferramenta.

Sair da versão mobile