Governo apreende 45 toneladas de defensivos agrícolas no Paraná Paste this at the end of the tag in your AMP page, but only if missing and only once.

OPERAÇÃO

Governo apreende 45 toneladas de defensivos agrícolas no Paraná

Além dos defensivos agrícolas, 46 toneladas de sementes ilegais de trigo e 15 toneladas de sementes piratas de aveia branca foram apreendidas

defensivos agrícolas, operação, paraná
Foto: Divulgação/Mapa

Uma operação conjunta do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), da Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar), do Ministério Público do Paraná (MPPR), da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e da Polícia Militar do Paraná (PM-PR) apreendeu 45 toneladas de defensivos agrícolas ilegais na região Oeste do Paraná, entre os dias 25 e 29 de setembro.

A operação, denominada Westcida II, também resultou na apreensão de 46 toneladas de sementes ilegais de trigo.

Além disso, 15 toneladas de sementes piratas de aveia branca também foram apreendidas.

Ação

A fiscalização realizou uma ação em 110 propriedades rurais, estabelecimentos fabricantes e comerciantes de defensivos agrícolas, fertilizantes e sementes, e em 75 veículos.

Ao todo, foram 15 autuações, sendo sete para produtores rurais, por uso, armazenamento e importação de defensivo agrícola ilegal.

Ao todo, oito empresas foram autuadas por armazenamento, produção e comércio de insumos e defensivo agrícola ilegal.

Os principais defensivos agrícolas ilegais encontrados foram os compostos pelos ingredientes ativos Benzoato de Emamectina, Tiametoxan e Paraquat.

Em uma operação de fiscalização, foi constatado que as empresas estavam legalizando produtos com ação de combate às pragas por meio da fabricação de adjuvantes e fertilizantes foliares. Essa prática caracteriza um esquema de comércio ilegal de fertilizantes e defensivos agrícolas.

Os processos administrativos dos autuados serão encaminhados ao MPPR, que poderá oferecer denúncia à Justiça.

Sair da versão mobile