Governo autoriza importação de arroz para enfrentar impactos das enchentes no RS Paste this at the end of the tag in your AMP page, but only if missing and only once.

MEDIDA PROVISÓRIA

Governo autoriza importação de arroz para enfrentar impactos das enchentes no RS

De acordo com a MP, a importação será realizada em caráter excepcional durante o exercício financeiro de 2024

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou a Medida Provisória nº 1.217, que autoriza a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) a importar até um milhão de toneladas de arroz beneficiado ou em casca. A medida tem como objetivo enfrentar as consequências sociais e econômicas decorrentes dos eventos climáticos extremos que atingiram o estado do Rio Grande do Sul.

De acordo com a MP, a importação será realizada em caráter excepcional durante o exercício financeiro de 2024, por meio de leilões públicos a preço de mercado. Os estoques adquiridos serão destinados, preferencialmente, à venda para pequenos varejistas das regiões metropolitanas afetadas pelas enchentes.

Confira na palma da mão informações quentes sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo: siga o Canal Rural no WhatsApp!

O texto também estabelece que um ato conjunto dos ministros de Estado do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, da Agricultura e Pecuária, e da Fazenda definirá a quantidade de arroz a ser adquirida, os limites e condições da venda do produto, incluindo a possibilidade de deságio, e outras disposições necessárias à implementação da medida.

Além disso, a Medida Provisória dispensa a exigência de certificação para a implementação do disposto, facilitando o processo de importação do arroz.

Com a publicação da MP, o governo busca garantir o abastecimento interno de arroz e evitar especulações de preços decorrentes da situação de calamidade pública no Rio Grande do Sul. A medida entra em vigor na data de sua publicação, datada de 9 de maio de 2024.

Sair da versão mobile