Governo busca atrair iniciativa privada para melhorar infraestrutura | Canal Rural Paste this at the end of the tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Governo busca atrair iniciativa privada para melhorar infraestrutura

Segundo Guido Mantega, a infraestrutura é um dos carros-chefe do projeto que prevê o aumento do crescimento do PIB de 2,4% para 4% em 10 anosO governo federal enfrenta problemas com a liberação de concessões e com a construção de estradas e ferrovias e, agora, planeja atrativos para a iniciativa privada. O produtores e especialistas temem um novo caos logístico no escoamento da safra de grãos em 2014. O programa brasileiro de investimentos em infraestrutura esbarra na desconfiança e na falta de interesse das empresas. O dilema está na possibilidade de intervenção estatal e na falta de objetividade da regulação dos processos.

Segundo o ministro da Fazenda, Guido Mantega, o governo já estuda maneiras de atrair a atenção para as concessões e leilões de estradas e ferrovias, já que a infraestrutura é um dos carros-chefe do projeto que prevê o aumento do crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) atual, que é de 2,4% para 4% em até 10 anos.

– Esse programa de concessões está se tornando cada vez mais atraente. Nós estamos caprichando para que ele esteja bem rentável e atrativo. Como o Brasil atrasou os investimentos em infraestrutura nesses últimos 40 anos, nós investimos poucos em infraestrutura, e como a economia cresceu nos últimos 10 anos, cresceu a demanda, a necessidade da população, tudo isso faz com que haja uma demanda implantada para esses investimentos – afirmou o ministro.

>> Acesse a página especial SOS Logística

– Para que a gente possa lançar o Brasil em outro patamar, nós precisamos do governo e da iniciativa privada, tanto nacional, quanto estrangeira. Isso precisa andar junto. Se nós conseguirmos convergir, aí sim o Brasil dará um salto. O governo precisa entender que o capital privado é necessário, e o capital privado tem que entender que as condições dadas são as adequadas para fazer o investimento. Essa é a discussão. Se não tem o investimento, é porque as condições ainda não foram dadas – opina o empresário Benjamin Steinbruch.

Dos 24 leilões de concessão previstos para este ano, apenas quatro devem ser realizados. O governo já cogita a possibilidade de adiar o leilão da Ferrovia Norte-Sul, entre Maranhão e Pará, por falta de interesse dos investidores. Outro exemplo desse desinteresse é o leilão da concessão da rodovia BR-262, que liga Vitória, no Espírito Santo, ao Triângulo Mineiro.

– Basicamente, isso reflete uma dificuldade do setor rodoviário. Nas rodovias em que você tiver menos tráfego, mas uma necessidade de investimento maior, a tarifa de pedágio pode ficar muito alta. O governo parece ter isso bastante claro, a julgar pelas declarações da ministra Gleisi Hoffmann, e está entendendo que sempre que não for possível fazer uma concessão, esse trajeto vai ser convertido em uma parceria público-privada, em que parte da receita da concessionária pode ser paga pelo governo, como qualquer serviço público, ou em obra pública convencional – explica o economista Marcelo Miterhof.

Clique aqui para ver o vídeo

Sair da versão mobile