Governo coloca coco ralado na Lista de Exceção da Tarifa Externa Comum | Canal Rural Paste this at the end of the tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Governo coloca coco ralado na Lista de Exceção da Tarifa Externa Comum

Medida, que será adotada em setembro, visa proteger a produção nacionalO Grupo Executivo da Câmara do Comércio Exterior (Camex) aprovou nesta semana proposta do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento no sentido de incluir  o coco ralado na Lista de Exceção da Tarifa Externa Comum (Letec), com a elevação da tarifa sobre a importação de 10% para 55%.

A preocupação do Ministério da Agricultura é a de preservar 12 mil empregos diretos na produção de coco e um volume de recursos envolvidos na cadeia produtiva da ordem de R$ 1 bilhão. Quase metade da produção é originária de estabelecimentos que possuem área inferior a um hectare.

A nova tarifa será cobrada a partir de 1° de setembro, quando termina o prazo de aplicação da salvaguarda que atualmente protege a produção nacional contra produto mais barato oriundo da Indonésia, Filipinas, Sri Lanka e Vietnã. Caso, o governo não tomasse nenhuma decisão, haveria um forte aumento nas importações de coco ralado.

Sair da versão mobile