Governo de SP entrega mais de 1,2 mil títulos de terras no Pontal do Paranapanema

REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA

Governo de SP entrega mais de 1,2 mil títulos de terras no Pontal do Paranapanema

Os títulos foram entregues para assentados da reforma agrária, médios e grandes produtores rurais, e moradores de imóveis urbanos da região

O governo de São Paulo entregou nesta quarta-feira (24) mais de 1,2 mil títulos de posse de propriedades rurais e urbanas no Pontal do Paranapanema.

A ação, que ocorreu no município de Euclides da Cunha Paulista, é a maior entrega de títulos de terras já realizada no estado.

Os títulos foram entregues para assentados da reforma agrária, médios e grandes produtores rurais, e moradores de imóveis urbanos da região.

A iniciativa é promovida por meio das leis estaduais 17.557/22 e 17.517/22, que instituíram o Programa Estadual de Regularização de Terras e permitem a titulação definitiva de famílias assentadas em terras públicas paulistas.

O governador Tarcísio de Freitas destacou a importância da regularização fundiária para o desenvolvimento social e econômico do estado. “Um título não é um pedaço de papel, ele é CEP, dignidade, sonhos, crédito em bancos, sucessão familiar”, afirmou. “Estamos fazendo a maior entrega de títulos rurais da história de São Paulo. Isso traz investimentos, acaba com conflitos agrários e invasões de terra.”

O secretário estadual de Agricultura e Abastecimento, Guilherme Piai, também ressaltou os benefícios da regularização fundiária. “Um título é segurança jurídica, é a possibilidade de acesso ao crédito, é a possibilidade de transmissão para os filhos”, disse. “Estamos trabalhando para entregar títulos fundiários para todos os assentados do estado.”

No ano passado, o Itesp regularizou mais de 6 mil imóveis por meio da entrega de títulos de domínio, termos de consolidação e individualização de matrículas em áreas urbanas e rurais.

Maquinário agrícola

O governo de São Paulo também entregou 60 tratores para municípios da região de Presidente Prudente, na manhã desta quarta-feira (24). Os equipamentos integram o programa Patrulha Agrícola, que atende a pequenos produtores rurais.

O investimento do governo paulista foi de R$ 11,4 milhões. Os tratores serão usados para serviços como preparo do solo, plantio, irrigação e colheita.

A gestão e fiscalização dos maquinários é feita pelas Coordenadorias de Assistência Técnica Integral (CATIs) Regionais.

Sair da versão mobile