Cenoura: preços devem continuar altos | Canal Rural

Cenoura: preços devem continuar altos

Na região de São Gotardo (MG), cotação em outubro ficou 75% acima da média do mês anterior

Fonte: Pixabay/divulgação

Os preços da cenoura devem continuar elevados na região de São Gotardo (MG), um dos principais polos produtores do país. De acordo com o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea/Esalq-USP), em outubro as cotações permaneceram em alta na praça mineira, devido à menor produtividade – média de 89 toneladas por hectare –, causada pelo clima seco, que prejudicou o crescimento secundário das raízes. 

Segundo o Cepea, as condições climáticas aumentaram em 20 dias o ciclo de desenvolvimento das cenouras, reduzindo a oferta e, consequentemente, valorizando a hortaliça. Em outubro, as cotações da raiz “suja” tiveram média de R$ 22,70 por caixa, 75% acima da média de setembro. 

Essa alta também esteve atrelada à redução de área nesta safra de inverno nas principais regiões produtoras no país. Assim, o volume comercializado diminuiu e as cotações estão 3,45 vezes maiores que as do mesmo período do ano passado. Em outubro, os preços estiveram 2,84 vezes acima das estimativas de custo de produção. 

Sair da versão mobile