Imea projeta alta de 6% na área plantada com milho em Mato Grosso Paste this at the end of the tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Diversos

Imea projeta alta de 6% na área plantada com milho em Mato Grosso

Demanda pelo cereal aquecida, aquisição insumos em ritmo avançado e oferta restrita explicam o cenário de expansão do plantio

A área plantada com milho em Mato Grosso na safra 2021/22 pode alcançar 6,22 milhões de hectares, representando uma alta de 6,44% em relação ao ciclo anterior. O dado faz parte da primeira intenção de cultivo divulgada pelo Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea).

milho
Imea projeta alta para área cultivada com milho e para a colheita do cereal em Mato Grosso Foto: Paulo Ribeiro/Embrapa Milho e Sorgo

De acordo com o Imea, a expectativa é fundamentada, entre outros fatores, pela: oferta restrita do cereal na temporada atual; demanda aquecida; aquisição de insumos avançadas; comercialização de grãos apesar de não perfazerem as máximas históricas do período, encontram-se adiantadas em relação à média histórica; preços futuros em patamares elevados.

Depois de uma temporada impactada pelo clima, a expectativa inicial é de que a produtividade da safra futura retorne a média dos últimos anos para o estado, sendo projetada em 106,09 sc/ha.

Por fim, no que se refere a produção, com os resultados das estimativas de área e produtividade, a expectativa é que a safra 2021/22 possa alcançar 39,57 milhões de toneladas, um acréscimo de 21,22% frente ao observado na safra 2020/21.

Safra de milho em 2020/21 será menor

A produção de milho em Mato Grosso ficou consolidada em 32,56 milhões de toneladas na safra 2020/21, queda de 8,14% ante a safra anterior.

O Imea ressalta que a semeadura fora da janela considerada ideal para o cultivo que aliado ao menor volume de chuvas do estado afetaram o potencial produtivo de grande parte das áreas em Mato Grosso. Neste sentido, com o fim da colheita os produtores conseguiram avaliar o real impacto do clima sobre a produção da safra.

A produtividade do milho no estado ficou em em 92,65 sc/ha na safra 20/21, valor 15,02% inferior ao observado na temporada 19/20 e 0,95% menor que a estimativa do mês anterior. As regiões que mais foram impactadas pelo clima nesta safra foram sudeste, médio-norte e nordeste, com reduções na ordem de 18,42%, 17,73% e 15,21% em relação a última safra, respectivamente.

 

Sair da versão mobile