Jovens cobram melhores condições para permanecer no campo | Canal Rural Paste this at the end of the tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Jovens cobram melhores condições para permanecer no campo

Segunda edição do Festival da Juventude Rural reúne três mil pessoas em BrasíliaMais de três mil jovens de todo o país estão em Brasília para a segunda edição do Festival da Juventude Rural, que acontece até esta sexta, dia 28. Eles cobram do governo melhores condições para permanecer no campo.

Os jovens foram à capital federal cobrar do governo garantias de acesso à terra para permanecer no campo, com sustentabilidade ambiental, além da criação de políticas públicas específicas, principalmente no que diz respeito à educação no campo.

? Estudo à noite. Saio de casa às 16h e chego à meia-noite. Falta educação de qualidade, voltada para o campo ? explica o potiguar Jerlandio Moreira, de 24 anos.

? Devido à precariedade nas escolas públicas, nos interiores a gente tem que se deslocar para a cidade. Sendo assim, saímos do campo onde ajudamos os nossos pais com trabalho para ir até a cidade ? completa o maranhense Sidney Pinheiro, de 20 anos.

? Eu me locomovo 88 quilômetros, sendo 50 em estrada de chão, para poder ir à cidade de Marabá, que é a mais próxima, para fazer faculdade ? acrescenta a paraense Adriele Sales.

Em um documento, entregue à presidência da República, também foi sugerido que o Incra faça assentamentos específicos para jovens e o Ministério do Desenvolvimento Agrário crie um programa de crédito fundiário direcionado.

Além de cobrar melhorias, os participantes estão em Brasília para aprender. É o caso do gaúcho Vanei Michel, que volta para casa com mais conhecimento na bagagem.

? Vim aprender na oficina de rádio, e informática também. Quero continuar vivendo no campo, mas com qualificação ? declara o jovem.

Sair da versão mobile