Laboratório do Paraná realizou mais de 100 mil exames em 2010 | Canal Rural Paste this at the end of the tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Laboratório do Paraná realizou mais de 100 mil exames em 2010

São realizados exames microbiológicos para atender a defesa sanitária animal e vegetalO Centro de Diagnostico Marcos Enrietti (CDME) realizou mais de 100 mil exames da área animal e vegetal em 2010. O laboratório é uma das divisões do Departamento de Fiscalização e Defesa Agropecuária da Secretaria da Agricultura e do Abastecimento. Hoje conta com 37 técnicos responsáveis pela realização de exames microbiológicos para atender a defesa sanitária animal e vegetal do Paraná.

Segundo a chefe do Centro, Rosaria Regina Richartz, o laboratório foi criado para fazer o acompanhamento e monitoramento da ocorrência de doenças e pragas para não comprometer a agricultura do Estado. Para isso é oferecido serviço de vigilância, que vai apoiar o agricultor que tiver algum problema na sua produção.

? O produtor rural tem total liberdade para procurar um técnico nas unidades locais da Secretaria da sua região e informar qualquer tipo de problema sanitário encontrado na sua lavoura ou rebanho ? disse Richartz.

Segundo ela, imediatamente após essa comunicação, o técnico avalia o caso, coleta uma amostra e encaminha para o laboratório.

O centro, após realizar uma triagem da amostra, encaminha o material para o setor especifico onde é processada e emitido um laudo. O resultado é encaminhado para a unidade local, onde o técnico orienta o procedimento a ser adotado pelo produtor rural.

? Só no ano passado recebemos mais de 59 mil amostras de agricultores, sendo que 95% foram da área animal ? afirma.

Diagnósticos

Entre os principais diagnósticos realizados pelos laboratórios, estão: virologia e bacteriologia de animais como o controle de brucelose, leptospirose, peste suína clássica e raiva. Já na área de vegetais são realizados análises para identificar problemas como entomologia e micologia, que ajudam na detecção de organismos geneticamente modificados e os diagnósticos moleculares de Greening e CVC dos citros (duas pragas de grande importância para a citricultura).

Laboratório

O laboratório está instalado numa área de cinco mil metros quadrados, no campus de Ciências Agrárias da Universidade Federal do Paraná, em Curitiba, com quem a Secretaria da Agricultura tem parceria desde o início das atividades, há 27 anos. Reformado e ampliado, o centro passa a ter 2,9 mil metros quadrados de área construída, num investimento de R$ 3,3 milhões, provenientes do Fundo de Equipamento Agropecuário (Feap) e mais R$ 400 mil, em equipamentos, da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.

Sair da versão mobile