Avicultores do RS pedem mudanças no ICMS para evitar prejuízos com guerra fiscal | Canal Rural Paste this at the end of the tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Avicultores do RS pedem mudanças no ICMS para evitar prejuízos com guerra fiscal

Medida do governo passado, que baixou para 4% a alíquota, vence no dia 30 de maioOs avicultores do Rio Grande do Sul querem a renovação da redução do Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços (ICMS) para 4%, instituída no governo passado e que vence no próximo dia 30 de maio. A medida foi anunciada durante a apresentação da nova diretoria da Associação Gaúcha de Avicultura (Asgav), que toma posse na próxima quinta, dia 5. A alegação é de que o Rio Grande do Sul está perdendo competitividade no mercado por causa da guerra fiscal.

O novo presidente da Asgav, Nestor Freiberger, afirma que outros Estados brasileiros zeraram o ICMS para os produtores. Freiberger explica que os avicultores gaúchos precisam exportar 70% da produção.

? Estamos exportando em função da guerra fiscal. Outros Estados estão enviando produto para cá e competem conosco numa guerra de preços. E nós não conseguimos competir com eles porque eles têm benefícios fiscais, com ICMS zero. Eles acabam com a nossa avicultura ? alerta.

No entanto, o câmbio está desfavorecendo as exportações gaúchas de frango. Só no primeiro trimestre, as vendas para o mercado externo tiveram queda de 7,5%.

Na próxima semana, está marcada uma reunião com o ministro da Agricultura, Wagner Rossi, para tratar o assunto. Também serão levadas proposições para regular os preços do milho, principal insumo da ração animal. Conforme o dirigente da Asgav, o preço, que era de R$ 16 na safra passada, dobrou para R$ 32 neste ano, prejudicando os custos de produção.

Sair da versão mobile