RS: 8 mil laudos de Proagro foram elaborados por conta da estiagem, diz Emater Paste this at the end of the tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Agronegócio

RS: 8 mil laudos de Proagro foram elaborados por conta da estiagem, diz Emater

Desde dezembro, técnicos realizam perícias, especialmente em lavouras de milho e soja, as mais castigadas pela estiagem

Milho: produtores do RS perdem 50 sacas por hectare com a seca
Foto: José Domingos Lemos Teixeira

A Emater informa que o número de laudos de Proagro que elaborou no Rio Grande do Sul ultrapassou a marca dos 8 mil. Desde dezembro, técnicos realizam perícias, especialmente em lavouras de milho e soja, as mais castigadas pela estiagem.

“Mudamos nossa rotina (por causa do coronavírus), mas estamos a postos para os atendimentos e serviços essenciais, como os laudos de Proagro, as ações de enfrentamento à estiagem e o atendimento ao público em vulnerabilidade social”, disse o diretor técnico da Emater/RS, Alencar Rugeri.

Os laudos periciais são necessários para avaliar e quantificar as perdas, fundamentais para calcular o valor da indenização que o produtor tem direito a receber. De acordo com a Diretoria Técnica da Emater/RS, até o momento foram realizadas 3.518 perícias em lavouras de milho e 3.435 nas de soja.

A Instituição também tem atendido demandas dos produtores de frutas. Foram concluídos até o momento 260 laudos para uva, 227 para ameixa, 163 para maçã e 157 para pêssego. As maiores perdas na fruticultura estão concentradas na Serra Gaúcha.

Os números da Emater/RS-Ascar indicam ainda perdas nas culturas da cebola, com 49 laudos periciais de Proagro realizados até agora, feijão, com 26 laudos, e alho, com 18 laudos, além de outros 189, referentes a culturas de menor impacto econômico.

Na região de Ijuí, que abrange 44 municípios dos Coredes Celeiro, Noroeste Colonial e Alto Jacuí, até o momento os técnicos da Emater/RS-Ascar concluíram 2.166 perícias de Proagro em lavouras de soja e 372 em lavouras de milho.

Sair da versão mobile