Soja: colheita chega a 78% da área e iguala ritmo dos últimos cinco anos Paste this at the end of the tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Soja

Soja: colheita chega a 78% da área e iguala ritmo dos últimos cinco anos

Segundo a consultoria AgRural, os principais estados produtores já não enfrentam problemas por excesso de umidade

A colheita da safra 2020/2021 de soja chegou ao mesmo nível da média dos últimos anos para o período, segundo a consultoria AgRural. Até a quinta-feira, 1º, cerca de 78% da área cultivada no Brasil havia sido colhida. Em relação ao ano passado, quando 83% das lavouras tinham sido ceifadas, há atraso.

Segundo a consultoria, os trabalhos de campo estão praticamente encerrados em Mato Grosso e na reta final nos outros principais estados produtores – todos agora já sem problemas significativos de qualidade por excesso de umidade.

No Rio Grande do Sul, que tem calendário tradicionalmente mais tardio que o resto do país, os trabalhos seguem atrasados devido ao plantio feito um pouco depois que o normal e também por conta de chuvas esparsas registradas na semana passada. Mas a expectativa é de grande safra no estado.

A AgRural estima a produção de soja na safra 2020/21 do Brasil em 133 milhões de toneladas. O número será revisado novamente para clientes na segunda quinzena de abril.

E o milho segunda safra?

Com o plantio da safrinha 2021 de milho finalmente encerrado, os produtores agora estão concentrados nos efeitos do clima sobre o desenvolvimento das lavouras. No momento, a safra se desenvolve com umidade adequada em Goiás e em parte de Mato Grosso, estados que têm mais chuvas previstas para esta semana.

No resto do centro-sul do Brasil, a umidade do solo ainda é suficiente na maior parte das áreas produtoras, mas a previsão de tempo seco nas próximas duas semanas (e de muito calor em alguns pontos) preocupa, especialmente quem já tem lavouras em fase reprodutiva – poucas ainda, já que a safra foi semeada com atraso. De todo modo, o ideal é que chova mais do que o normal ao longo de abril e de maio para que não haja perdas significativas de produtividade.

A AgRural estima a produção brasileira de milho na safrinha 2021 em 80,1 milhões de toneladas. O número baseia-se por enquanto em linha de tendência ajustada de produtividade, que será substituída em breve por estimativas de produtividade baseadas nas condições de desenvolvimento da safra em cada estado.

Sair da versão mobile