Suspensão de linhas de crédito com subsídio gera frustração no Show Rural Paste this at the end of the tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Agricultura

Suspensão de linhas de crédito com subsídio gera frustração no Show Rural

A falta de recursos equalizados na reta final do Plano Safra frustrou produtores e empresas que estão no Show Rural Coopavel

A falta de recursos equalizados na reta final do Plano Safra frustrou produtores e empresas que estão no Show Rural Coopavel, em Cascavel, no Oeste do Paraná.

Segundo o diretor de conteúdo do Canal Rural, Giovani Ferreira, a suspenção das linhas de crédito rural com juros subsidiados aconteceu em um momento muito delicado, especialmente em uma região muito atingida pela estiagem. “A preocupação com o clima na região ainda é muito grande, o produtor está preocupado com a segunda safra de milho, e ainda não há chuva suficiente para uma semeadura satisfatória”, afirma.

Em Palotina, cidade localizada a 60 quilômetros de Cascavel, o produtor rural Luís Carlos Miotto disse que o produtor do Oeste do Paraná não conseguiu colher nada neste ano. “Nós tivemos 88 dias sem chuva. Não consegui colher nada, só passei a máquina para poder preparar a terra para plantar o milho safrinha. Nós precisamos das linhas de crédito, trabalhamos em uma indústria a céu aberto. Sem o grão, o preço vai lá em cima, e como produtor de suíno, o meu custo explode. Pago R$ 7 reais por quilo para vender por R$ 4,50, não tem quem aguente”, desabafa.

Transferência de tecnologia

Vitrine tecnológica, o Show Rural Coopavel atrai produtores de todas as partes do Brasil. Em Cascavel, os produtores rurais Wilson Marcolin, Eduardo Marcolin e Ari Marcolin, tem propriedades no Paraná, mas em Nova Santa Rosa, em Uruçuí, no Sul do Piauí, há mais de 20 anos.

É no Show Rural que os produtores buscam inspiração para a Exposoja Piauí, uma feira que neste ano acontece entre os dias 5 e 7 de maio. A proposta, segundo Eduardo e Wilson Marcolin, é levar as novidades tecnológicas, especialmente em máquinas, sementes e defensivos para os produtores do estado. “Queremos que os produtores de lá também tenham acesso as novas tecnologias que são lançadas nas grandes feiras”, explica Wilson Marcolin.

Coopavel-Dilvo-Grolli
34ª edição do Show Rural, feira promovida pela Coopavel, em Cascavel. Foto: Divulgação/Coopavel
Sair da versão mobile